Curiosidades: Você conhece a “Veneza Marajoara”?

Rumo Logística e o brilhante resultado, recorde no mês de junho
11/07/2018
Pontualidade nas entregas
14/07/2018

Curiosidades: Você conhece a “Veneza Marajoara”?

Afuá: há ainda que não se encante com as belezas do místico estado do Pará. Não tem ideia do que estão perdendo conhecer aqueles mais avessos a este estado tão rico em belezas naturais.

Dessa vez vamos contar um pouco sobre Afuá.

Origem de Afuá

Fundada em 1890 no dia 20de agosto, a cidade de Afuá, que se intitula a Veneza marajoara, foi construída sobre palafitas e seus habitantes usam pontes de madeira, que suportam pouco peso para se deslocar. Mesmo com estas características sua incrível população foi estimada em 2015 é de 37.398 habitantes. O município de 8 372,795 km² possui vegetação costeira, típica da região do delta do rio Amazonas, fato que torna o forte vínculo com os rios (através da pesca, do lazer, do uso como via para o meio de transporte).

Festas Típicas:

Festa do Camarão: uma bucólica vila de Afuá ferve no final do mês de julho, em uma festa que existe há mais de trinta anos. Embarcações de cidades circunvizinhas e também outros estados como Amapá e Amazonas lotam a cidade com quatro badalados dias de festa.

Batalha camaroeira:  Chamada de “Pavulagem” que defende a cor Vermelho e “Convencido” de cor Verde, no espaço denominado de “Camaródromo” a batalha camaroeira como é chamada tem em disputa de cores e movimentos dos dois camarões, onde as torcidas das duas escolas fazem a festa dando um colorido especial a disputa. Afuá recebe um público de mais de 40 mil visitantes nos quatro dias do evento.

O festival tem sempre uma novidade para atrair o público para Afuá com super atrações nacionais. Já passaram pelo festival cantores como: Cavaleiros do Forró, Reginaldo Rossi, Banda Só Pra Contrariar, Forrozão Tropikália, Fafá de Belém, Banda Babado Novo, Gaby Amarantos entre outros. No ano passado, quando a festa completou 30 anos de realização, teve Margarete Menezes, Capypso e até o cantor Seu Jorge.

 

Transporte

Navegação: não é para menos que diante de suas características de localização que predominam-se o transporte por chalanas, barcos, caiaques. É um modal que movimenta diriamente pessoas que chegam e se vão da cidade a trabalho e passeio.

Bicicletas: Afuá é a cidade com maior densidade de veículos duas rodas do país por metro quadrado. Por causa dessas características, Afuá criou o bicitáxi, um riquixá movido a pedaladas.

 

Se inserirmos a remota Afuá nos meios modernos e disruptivos de transporte, podemos dizer que ela já está à frente de muitas cidades gigantes desde que nasceu.

Deixe uma resposta