Home » Alta das taxas de frete, novo obstáculo para economia global

Alta das taxas de frete, novo obstáculo para economia global

Fretetech - Frete
Compartilhe em suas redes sociais!

O alto volume no valor do frete mundial pode ser um enorme obstáculo na economia brasileira

Choques nas cadeias de suprimentos agora atingem uma faixa mais ampla da economia global com o avanço da pandemia, o que ameaça sufocar a recuperação liderada pelo comércio da Ásia. Além disso, as altas taxas de frete tornam-se mais difíceis para as empresas resistirem a outro ano como 2020.

Ausência de bens

A falta de bens de consumo como papel toalha e equipamentos para home office no início da crise de Covid-19 deu lugar à escassez de peças em um dos setores mais integrados globalmente: a fabricação de automóveis.

Leia: Ford fecha fabricas brasileiras e demitirá 5 mil brasileiros

A Volkswagen teve que cortar planos de produção na maior fábrica de automóveis do mundo na Alemanha e alertou que como restrições de oferta podem se espalhar globalmente, enquanto a Honda Motor reduz a produção em cinco fábricas da América do Norte enquanto tenta adquirir chips usados na fabricação de carros.

Gargalos no frete

“Os gargalos do lado da oferta parecem ser mais pronunciados nos EUA e na Europa, onde os prazos de entrega estão desacelerando novamente”, disse Rob Subbaraman, responsável global pela pesquisa macro da Nomura Holdings, em Cingapura. “Isso é negativo para a produção industrial no Ocidente e deve resultar em uma redução mais forte dos estoques e pressão de alta sobre os preços de produção.”

Para agravar os desequilíbrios industriais, estão os problemas de transporte que assolam os setores de consumo e saúde, que ainda enfrentam a escassez de contêineres disponíveis para transportar componentes e produtos acabados com origem na China, Taiwan, Coreia do Sul e outras potências de exportação da Ásia.

Nerijus Poskus, vice-presidente para oceano global da transportadora Flexport, com sede em São Francisco, calcula que o mundo precisa do equivalente a 500 mil contêineres extras de 6 metros – aproximadamente o suficiente para encher 25 dos maiores navios em operação – para satisfazer a demanda atual. 

Marcações:

1 comentário em “Alta das taxas de frete, novo obstáculo para economia global”

  1. Pingback: Caminhoneiros ficam à deriva no pátio da Ford após fechamento da fábrica - Transporte, consolidação e otimização de cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =