MATERIAIS E PEÇAS PLÁSTICAS: O QUE SÃO, BENEFÍCIOS, UTILIDADES E FACILIDADESMATERIAIS E PEÇAS PLÁSTICAS: O QUE SÃO, BENEFÍCIOS, UTILIDADES E FACILIDADES
15/10/2019
COMO VEÍCULOS UTILITÁRIOS PODEM SER A SALVAÇÃO DOS GRANDES CENTROS URBANOS.
19/10/2019

O CRESCIMENTO DOS BANCOS DIGITAIS E OS PRINCIPAIS RISCOS QUE OS MESMOS OFERECEM FRENTE AO ATUAL SISTEMA TRADICIONAL

As dúvidas sobre investimentos nos bancos digitais cresceram desde o último ocorrido envolvendo o Banco neon e inter no ano anterior. Após notícias de ataque hacker ao Banco Inter e a determinação da liquidação extrajudicial (o equivalente a decretar falência) do banco comercial Neon – proprietário de uma empresa de tecnologia financeira (fintech) do mesmo nome -, os bancos digitais podem ter a imagem afetada.

 

Sem agências físicas, as instituições que oferecem serviços como cartões, transferências e pagamentos de contas pela internet, a custos mais baixos que os cobrados pelos bancos tradicionais, apresentaram problemas na mesma data, mas eles não teriam qualquer relação entre si, de acordo com a publicação.

 

RELAÇÃO DOS BANCOS DIGITAIS E TRANSPORTE DE CARGAS

Nós da Uppertruck não tocaríamos em um assunto tão delicado se não tivesse relação com o mercado de transporte de cargas.

 

Como muitos de nós sabemos, o transporte de cargas está virando a chave da atual era tecnológica e um dos principais sistemas que o mesmo depende é o sistema financeiro com obrigação do PEF – Pagamento eletrônico de fretes.

 

 

Os meios de pagamento eletrônicos, inclusive o frete para autônomos, são regulamentados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Em primeiro lugar, o PEF está previsto na Lei nº 11.442/2007. Entretanto, em abril de 2011, foi publicada a Resolução nº 3.658/2011 com objetivo de regulamentar essa solução. Além disso, nessa resolução, a ANTT passou a assumir a habilitação das instituições de pagamento eletrônico de frete.

 

O MOTIVO DAS FALHAS NOS BANCOS DIGITAIS

 

O primeiro teria sido por falha tecnológica, enquanto o último por má gestão. Ainda assim, os casos geraram dúvidas nos clientes sobre a segurança de abrir conta ou investir dinheiro em uma instituição que só existe digitalmente.

 

Um das diferenças entre as instituições físicas e digitais é o fato dos bancos tradicionais precisarem atender a um nível de exigência maior que o imposto às fintechs – mesmo estas oferecendo serviços como contas digitais, cartões e empréstimos -, ainda que ambas sejam submetidas à fiscalização do Banco Central. As exigências menores seriam o motivo pelo qual os bancos digitais conseguem oferecer serviços mais acessíveis aos clientes.

 

BANCO NEON

Nos últimos dias alguns clientes da região de São Paulo estão relatando que não conseguem sacar nenhum valor de suas contas.

 

Ou seja, o banco vem coletando o dinheiro dos seus clientes e utilizando para outros fins, fazendo assim com que os clientes do mesmo fiquem impedidos de utilizarem o seu próprio dinheiro. Parece um tanto absurdo, mas infelizmente está acontecendo.

 

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO PEF?

1º) A companhia define qual benefício será concedido e o valor.

 

2º) Após receber essa “encomenda”, a transportadora informa o banco sobre a contratação do frete e a instituição bancária aprova a solicitação.

 

3º) A transportadora confirma, pelo sistema, a realização do procedimento.

 

4º) Carrega o contrato de frete e autoriza o adiantamento.

 

5º) O caminhoneiro autônomo pode sacar o dinheiro.

 

6º) O motorista envia o comprovante de entrega da carga para a transportadora liberar o pagamento do saldo. O documento pode ser entregue via posto conveniado ou na própria transportadora.

 

Tomando essa informação como base, como iremos ter confiança nas demais instituições de pagamentos de origem digitais? Como poderemos confiar nosso dinheiro sem medo de em um momento de extrema emergência o uso do mesmo não ser possível? Quais garantias temos?

 

 

OS BANCOS DIGITAIS AINDA SÃO SEGUROS?

 

Os Bancos Digitais funcionam apenas online e não tem agências físicas. Se você ainda necessita de atendimento presencial escolha um banco tradicional, pois bancos digitais não tem esse serviço.

 

A maior vantagem de ter uma conta digital é poder fazer DOC e TED gratuitos, coisas que contas correntes de grandes bancos não fazem isso. Ainda tem bancos digitais que oferecem esses serviços ilimitados além de gratuitos.

 

MAS ELES SÃO CONFIÁVEIS?

 

Infelizmente no mês de maio um dos maiores bancos digitais quebrou por má administração entre outras irregularidades apontada pelo Banco Central. No mesmo dia outro grande nome de bancos digitais sofreu uma tentativa de invasão feita por hackers.

 

Esses episódios abalaram o mundo digital e arranhou a imagem dos bancos digitais, que estavam crescendo muito nos últimos anos.

 

A Neon Pagamentos conseguiu pagar todos os clientes que tinham dinheiro investido no seu parceiro( Banco neon), através do FGC e já voltou a funcionar normalmente.

 

O Banco Inter conseguiu também se recuperar e nega ter sido invadido por hackers. Em todo caso não custa nada você trocar de senha se você tem conta no banco inter.

 

E SE OS BANCOS DIGITAIS QUEBRAREM?

Os Bancos Digitais tem garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) , caso o banco quebre o banco central decreta falência e bloqueia o dinheiro do banco para garantir que todos os clientes sejam pagos.

 

O FGC garante que você receba até 250 mil reais de investimentos feito no banco com seu CPF, portanto se você tem mais do que esse valor não coloque no mesmo banco ok?

 

Se você encontrar um banco digital que não tem cobertura do FGC não é seguro investir nesse banco.

 

Então. era isso. Não precisa continuarem a sentir medo do desconhecido por que isso só atrasa o avanço da tecnologia , que só tem a nós beneficiar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE