CONSTRUÇÃO CIVIL: CARACTERÍSTICAS, MATERIAIS, CENÁRIO, PERSPECTIVAS.
25/09/2019
CARGAS DE PROJETO: O QUE SÃO, LEGISLAÇÃO, NÚMEROS, ESTADOS EM CRESCIMENTO
02/10/2019

BANHEIROS QUÍMICOS: QUANDO COMEÇOU, LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E MERCADO.

Certamente, em algum momento de sua vida, você já teve que usar um dos famosos banheiros químicos (ou não), isso porque, como o mundo não é perfeito, você já deve ter se deparado com uma vontade grande de ir ao banheiro e não está perto de casa.

 

Que bom seria poder levar todo aquele conforto do seu tapete, seu papel favorito ou daquela tomada que você utiliza pra ouvir uma música e recarregar o celular enquanto usa o trono, não é mesmo? Mas, sabemos que não é possível ter nosso banheiro confortável portátil, pra levar onde quisermos.

 

Por isso, vale ressaltar que, embora não seja o mais confortável (e limpo do mundo), os banheiros químicos se tratam de uma invenção e tanto. Portanto, vale entender como ele funciona na prática. E é justamente pra isso que a Uppertruck separou este artigo.

 

Você irá entender quando começaram os banheiros químicos, suas legislações Ambientais no território nacional e como funciona o mercado dos banheiros químicos. Confira na íntegra:

 

 

BANHEIROS QUÍMICOS: QUANDO E COMO COMEÇOU?

O primeiro sanitário portátil surgiu por volta dos anos 1940, na Califórnia – Estados Unidos. O pontapé para a invenção foi para otimizar o tempo em que os trabalhadores gastavam para fazer suas necessidades quando tinham que ir em casa.

 

Um dos chefes dos operários encomendou uma cabana de madeira, com um pequeno tanque, para colocar nos barcos. A ideia logo foi vista como forma de aumentar a produtividade e os banheiros se espalharam pela construção civil.

 

Depois desse boom dos banheiros químicos, algumas adaptações foram realizadas e os mesmos foram bem aceitos em diversos ambientes. Existem muitas críticas em relação aos odores, qualidade e também ao conforto, mas ainda assim saiba que existe uma preocupação em relação a esses elementos. Quem sabe em um futuro próximo alguém não tenha uma ideia melhor e mais econômica?

 

 

MODELO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE)

 

O modelo PNE oferece segurança, conforto e total acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Com a rampa de acesso, o piso antiderrapante e suas barras internas laterais proporcionam ao cadeirante o fácil acesso e uso ao sanitário, de maneira segura e independente.

 

Este banheiro é um modelo mais básico dentre as opções de PNE, mas atende tranquilamente todo o público com necessidades especiais.

 

SAIBA COMO FUNCIONA UM BANHEIRO QUÍMICO

 

  • A cabine é instalada, com capacidade para cerca de 230 litros;
  • A cabine tem uma base quadrada de 1,2 metro (lados), cerca de 2,3 metros de altura e pesa 80 quilos. Ela é toda desmontável e suas paredes são feitas de fibra de vidro ou polietileno – um plástico reciclável, leve e higiênico;
  • A durabilidade da cabine é de cerca de dez anos;
  • Antes de ser usada, a caixa recebe 20 litros de uma solução aquosa com 5% de uma substância que desodoriza e evita a proliferação de bactérias. A proporção é mais ou menos assim: 80 Litros urina e fezes, 1 litro desodorizante, 19 litros água;
  • Limpeza da cabine: é feita com bomba de sucção aspira;
  • É altamente recomendável que o material recolhido vá direto para uma estação de tratamento de esgoto;

 

BANHEIROS QUÍMICOS: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

 

Norma regulamentadora

 

As normas regulamentadoras são leis criadas pelo Ministério do trabalho para regulamentar as condições de trabalho. Elas ajudam as empresas e colaboradores com as melhores práticas para o dia a dia do trabalho. A norma NR-18 escreve sobre a padronização no uso de sanitários químicos em obras.

 

A utilização de banheiros químicos em obras é uma ótima opção para a falta de infraestrutura sanitária no local. Eles também são práticos, podem ser instalados em qualquer local e são personalizados de acordo com a necessidade.

 

Conheça os detalhes da NR-18 sobre os banheiros químicos

 

– Os banheiros químicos devem ser colocados em local seguro e fácil acesso;

– Os colaboradores não devem se deslocar mais de 150 metros do seu posto até o sanitário;

– Uma obra com diversos andares devem contar com 1 unidade em cada andar;

– Instalações diferentes para homens e mulheres;

– É necessário 1 banheiro para cada 20 funcionários;

 

 

MERCADO DOS BANHEIROS QUÍMICOS

Apesar de às vezes serem mal cuidados esses banheiros possuem uma distribuição fácil e diversas opções possíveis. O funcionamento adequado desses banheiros químicos depende de fatores como a fiscalização por parte da empresa que fez sua locação e do público presente no local.

 

Se você deseja alugar ou saber mais sobre os modelos de banheiros químicos para quem sabe adentrar no mercado eu separei alguns detalhes importantes.

 

O mercado dos banheiros químicos é muito vasto, você pode por exemplo comprar e alugar  para shows, parques, canteiros de obras ou apenas eventos com grande fluxo de pessoas, o aluguel de banheiros químicos faz-se necessário em todo e qualquer espaço.

 

Nem sempre esses locais possuem estrutura, por isso, é importante fornecer às pessoas uma área adequada para a higiene pessoal. O aluguel de banheiro químico se tornou a melhor solução para locais de muita movimentação. E quem sabe você não pode começar um novo negócio nesse ramo. Sobre a perspectiva do mercado de banheiros químicos, para muitos anos a frente, no mínimo 20 anos.

 

 

TRANSPORTE DE BANHEIROS QUÍMICOS

 

Nós da Uppertruck transportamos em média mais de 5.000 banheiros químicos por ano para todo o Brasil.

 

Entre eles estão:

 

  • Padrão simples: de 14 a 24 unidades montados e até 60 desmontados
  • Padrão PNE: de 12 a 20 unidades montados e até 50 desmontados.

 

 

 

Em conclusão, gostou desse artigo? Aproveite e compartilhe a sua opinião ou dúvidas conosco, nós da Uppertruck ficaremos felizes em te ajudar!

 

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

 

Facebook: https://www.facebook.com/uppertruck/

 

Instagram: https://instagram.com/uppertruck

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE