Está com dúvidas na hora de trocar o óleo do seu caminhão? Confira agora algumas informações e dicas úteis para saber a hora certa e momento certo da troca de óleo do seu caminhão
Realizar manutenções preventivas no seu caminhão é uma ação importante para garantir o bom estado do seu velho amigo de estrada. Entre as principais manutenções, está a troca de óleo, que contribui para o aumento de performance e durabilidade das peças.
Leia também: Nota fiscal de transporte – As dúvidas mais comuns
Para que serve o óleo no motor?

Antes de falar sobre o óleo, precisamos entender como ele funciona. Basicamente, o sistema de lubrificação desempenha um papel importante dentro do motor. O óleo reduz o atrito entre algumas peças como, pistões, anéis, bielas e válvulas que estão em constante movimento.
O óleo forma um tipo de película fina que possibilita uma maior eficiência em seu trabalho, além de ajudar no controle da temperatura interna, sendo assim, ao efetuar a troca de maneira correta, é possível garantir o aumento de desempenho do motor e evitar problemas fututos.
Por que é necessário realizar a troca de óleo de caminhão regularmente?

Com o decorrer do tempo, o óleo assim como outras substancias vai perdendo sua funcionalidade, por conta de modificações de suas características físicas.
O ponto mais importante do óleo é sua viscosidade, que está relacionada à fluidez do líquido em diversos valores de temperatura, ou seja, índice de rendimento do óleo pode variar em até 10% à medida que o motor trabalha.
Ao passar do tempo o óleo vai perdendo sua viscosidade e vai ganhando uma aparência mais rala e fina. Isso pode estar ligado a uma contaminação por combustível que é canalizado dos cilindros para o cárter.
Essa mistura de componentes pode variar de acordo com o modelo e tempo de uso de cada caminhão. Veículos mais antigos apresentam um maior grau de degradação do fluido, por conta da idade de suas peças que não operam com o mesmo desempenho de um caminhão novo.
Depois de quanto tempo devo realizar a troca de óleo do meu caminhão?

O tempo de troca de óleo, varia de um caminhão para o outro. Alguns pontos podem influenciar na durabilidade do óleo como por exemplo, a potência do motor, condições do uso e estado de conservação do veículo.
Para caminhoneiros que trafegam em estradas de terra por exemplo, é importante troca o óleo mais rápido do que o normal.
Alguns mecânicos experientes no assunto, afirmam que deve-se trocar a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados, mas esses valores não são precisos para todas as situações, sendo assim, a maneira ideal de saber com mais precisão o tempo de troca de óleo é recorrer ao manual de serviços do fabricante do veículo.
Nesse documento, há detalhes de operação com abordagem do tempo aproximado para a manutenção de acordo com a demanda do motor.
Pingback: Caminhão e entorpecentes: Combinação que pode te deixar acordado e te levar a morte - Transporte, consolidação e otimização de cargas