Caminhoneiro autônomo
29/04/2018
Otimização de cargas.
01/05/2018

Carga Fracionada e Carga Lotação.

Todo ramo de trabalho no mundo tem seus jargões, termos que só quem faz parte consegue aprender e decorar com facilidade, e é claro que com o transporte de cargas não seria diferente, muitos termos usados nesse ramo são importantes de aprender, por isso nós vamos explicar alguns em textos ocasionais, e para começar em grande estilo vamos explicar o que é carga fracionada e carga lotação e quais são as diferenças entre essas modalidades, então dá uma lida e vai aprendendo.

Procurar uma empresa que não trata transporte de cargas somente como coleta e entrega é fundamental. A Uppertruck trabalha com maestria nesse assunto.


Carga fracionada

Exatamente como o nome diz, uma carga fracionada é quando cada parte da carga total tem um destinatário diferente, um exemplo simples, digamos que um caminhão esteja transportando eletrodomésticos, e nesse caminhão uma televisão esteja indo para um cliente, enquanto que, um microondas vai para um segundo cliente, cada cliente nesse caso vai receber uma fração da carga total, esse tipo de carga é muito comum em segmentos de comércio varejista, por ter diversos destinos o profissional que trabalha nessa área tem que montar suas rotas com cuidado para não perder tempo indo e voltando desnecessariamente, cargas fracionadas muitas vezes precisam percorrer grandes distâncias então é possível que ela tenha que mudar de transporte algumas vezes no trajeto, por isso é importante ter parcerias competentes com outras empresas que complementam as áreas de atuação umas das outras, os riscos de extravio aumentam uma vez que a carga vai ser alterada com carga e descargas consecutivas ao longo de seu trajeto então a equipe de entrega deve ser treinada para que a organização e a atenção aos detalhes sejam naturais em todas as partes do procedimento.

Ao transportar diversos produtos numa única viagem do transporte significa que vários prazos diferentes de entrega vão estar em jogo, então é preciso manter organizados todos os detalhes dos destinos e seus prazos limites de modo que não perder nenhum, a empresa ou empresas envolvidas devem providenciar formas para que o cliente possa rastrear sua carga e saber exatamente qual empresa está responsável por parte do trajeto, nesse tipo de operação é preciso que todos os envolvidos estejam cientes de seu papel com clareza total, uma vez que o número de clientes vai ser maior, ou seja o número de opiniões sobre a operação e se algo der errado o efeito pode ser catastrófico para a imagem da empresa.

Carga lotação

Vamos começar com um exemplo, um caminhão transporta eletrodomésticos, mas dificilmente do exemplo anterior em que cada item seria entregue a um cliente diferente, na carga lotação Todo o conteúdo do veículo vai ser entregue a um único cliente, nesse exemplo o caminhão levaria os produtos até uma loja ou até um depósito, no lugar de pequenos pagamentos de várias fontes, um único pagamento de valor maior, esse tipo de negócio pode ser muito lucrativo mas também exige maiores cuidados com a logística uma vez que é mais difícil encontrar clientes para essa modalidade.

já que o destino final é apenas um, a empresa vai provavelmente economizar em combustível ao fazer um trajeto mais direto, porém a necessidade de estudar as opções antes de criar uma rota ainda é muito importanteuma vez que a carga seja possivelmente mais valiosa, em alguns casos uma equipe de escolta pode ser enviada junto com o veículo usado no transporte, se certifique de que o cliente possa rastrear a carga durante toda a operação e que a equipe de entrega não se desvie do seu trajeto aprovado e nem faça paradas não planejadas.

Muitas vezes cargas lotação são contratadas por clientes que estão de mudança para que seus objetos pessoais sejam enviados para a nova casa, isso significa que sua carga passa a ter além do valor monetário, um valor sentimental, para o cliente cada item em sua mudança tem um valor muito superior ao do mercado e nada pode fazer mais mal a imagem de uma empresa do que um cliente insatisfeito que perdeu objetos de valor sentimental reclamando nas mídias sociais, portanto, ao fazer a carga do veículo a equipe deve se certificar de que tudo está protegido contra movimentos bruscos, todos os itens frágeis devem ser acolchoados e a lista deve ser verificada para garantir que nada seja deixado para trás.

Em termos de documentação necessária não existem diferenças entre a carga fracionada ou lotação, porém cargas lotação podem eventualmente ser itens que demandem uma documentação própria para transportar, um exemplo, se uma empresa for contatada para transportar uma coleção de armas de seu cliente, a empresa deve primeiro verificar com a polícia federal se esta coleção é legalizada e então conseguir uma permissão para transportar material bélico, dependendo do tamanho e valor da coleção a polícia pode ainda exigir um determinado número de seguranças, uma revista para garantir que não existem armas não declaradas na carga, uma chegarem de antecedentes criminais de todos os envolvidos no transporte da carga, para que só então a carga seja liberada.

Algumas vezes uma carga lotação pode exigir que o veículo de transporte seja especial para acomodar a carga, nesse caso a empresa contratada normalmente vai ser uma especializada.

Agora que você já sabe como funciona, se você for um cliente, escolha uma transportadora que atenda a sua necessidade e não tenha medo de pesquisar, se você for do ramo de transportes, ajude seu cliente a entender exatamente o que ele precisa e veja sua empresa crescer.

 

2 Comentários

  1. […] Em alguns casos um motorista pode fazer contratos para levar várias cargas seguidas como também varias coletas de empresas diferentes, deixando grandes somas de dinheiro referentes ao pagamento por esse serviço nas mãos do empregador. Leia também nosso artigo sobre cargas fracionadas: Clique aqui. […]

  2. […] Em alguns casos um motorista pode fazer contratos para levar várias cargas seguidas como também varias coletas de empresas diferentes, deixando grandes somas de dinheiro referentes ao pagamento por esse serviço nas mãos do empregador. Leia também nosso artigo sobre cargas fracionadas: Clique aqui. […]

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE