Estar atualizado em relação as mudanças nas cargas online, que devem impactar o setor de transporte e logística no próximo ano e acompanhar as novidades do mercado internacional podem ser um diferencial competitivo para a sua empresa. Para encarar desafios nesse segmento, países como a Alemanha, Holanda e Suécia, líderes no ranking de logística, do Banco Mundial, têm apostado em Inovações Tecnológicas e no uso de Inteligência Artificial.
No Brasil, o desempenho logístico ainda sofre com a falta de infraestrutura. No ranking geral da última edição da pesquisa, realizada em 2018, sobre o Índice de Desempenho Logístico, o país apareceu na 56ª posição.
Para inspirar você nós da Uppertruck relacionamos, abaixo, as principais tendências globais no setor de transporte e logística que asseguram mais eficiência e qualidade nos seus serviços. Confira!
1 – Cargas Online – Geração de Novos empregos
De acordo com o último relatório apresentado pela Gartner, com as tendências tecnológicas, para os próximos anos, a criação de novos empregos na área de Inteligência Artificial é uma das principais previsões do mercado para 2020.
No setor de transporte e logística, quando aliada a outros sistemas e conceitos como Big Data, Machine Learning e Cloud, a Inteligência Artificial oferece muitas oportunidades de aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas, como processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.
2 – Cargas Online – Tecnologia Blockchain
Com a premissa de revolucionar o mercado de logística pela transparência e maior inviolabilidade de dados, essa ferramenta que surgiu no mercado financeiro com o aparecimento das criptomoedas conquista outros segmentos por sua diversificada possibilidade de aplicação.
No setor de transporte e logística confere vantagem competitiva principalmente pela redução de custos e riqueza nas informações. Compare um exemplo de entrega de um produto de uma cidade para outra que utiliza o sistema tradicional e a tecnologia Blockchain.
3 – Cargas Online – Uso de Dispositivos autônomos
A adoção de caminhões autônomos e a entrega de mercadorias por drones chegam para aumentar a eficiência no processo de entrega do setor de transporte e logística – Cargas onlinecar. Embora isso não deva acontecer no Brasil de forma massiva, pelos próximos anos, as empresas desse segmento devem estar atentas a essa evolução. Caminhões autônomos são mais rápidos, menos poluentes e mais seguros. Além de serem mais econômicos em relação a combustível e manutenção de peças.
Já os drones oferecem a capacidade de entregar mercadorias com mais agilidade para pequenas e médias distâncias e ainda em áreas remotas.
Não esqueça de acompanhar as novidades em nossas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/uppertruck
Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck/
Pingback: Dicas para evitar tombamento e capotamento na estrada – Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários
Pingback: Já ouviu falar em D2C? Veja porque a indústria está partindo para a venda direta ao consumidor final - Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários