Home » CMO da Uppertruck fala sobre a importância do setembro amarelo para aqueles que vivem nas estradas – Esse texto é pra você caminhoneiro!

CMO da Uppertruck fala sobre a importância do setembro amarelo para aqueles que vivem nas estradas – Esse texto é pra você caminhoneiro!

Viagens de longas distâncias, prazos curtos, estradas precárias, violência… Essas são algumas das dificuldades de quem trabalha no meio rodoviário, principalmente dos caminhoneiros, a CMO da Uppertruck Paula Fernanda, fala um pouco mais sobre isso!

Muitos desses assuntos já foram tratados em artigos anteriores, mas ao passar por tudo isso, como fica a saúde mental dos motoristas?

Tocar nessa pauta é culminar todas as anteriores. Desde as aflições e dificuldades, os prazeres, os sentimentos para com a profissão…

Não há bons resultados sem boa saúde, mas nem todos os problemas são físicos, e se a mente não estiver sã pode levar a problemas maiores. Sabemos que no Brasil ainda temos uma maioria masculina no mercado do transporte, 93.8% são homens,  tão como esses tem mais dificuldade em ter cuidados com sua saúde.

Frequências médicas, exames preventivos, boa alimentação entre outros cuidados estão ainda longe de ser prioridades para a maioria masculina. Com isso torna-se mais fácil o desencadear de outros problemas de saúde.

Pandemia X depressão?

O fato das pessoas estarem em isolamento social contribuiu para que o número de casos de depressão aumentasse. Mas você sabe identificar os sintomas? Conversamos com especialistas na área que falou sobre o assunto e deu algumas dicas para superar esses momentos.

A chegada do coronavírus no Brasil provocou uma série de mudanças na dinâmica do País. Comércios fechados, isolamento social e principalmente incertezas.

Incerteza de quando isso tudo vai passar e de como será desse momento em diante. Alguns profissionais não puderam ficar em suas casas e estão na linha de frente para ajudar a controlar a pandemia e tornar o momento o menos traumático possível.

Um desses grupos de profissionais é o de caminhoneiros, que estão trabalhando normalmente para manter o País abastecido.

Normalmente em partes, pois as estradas estão vazias, os restaurantes operando somente em delivery e o tempo de espera por conta da baixa mão de obra nos estabelecimentos aumentou significativamente. Somada a essas novas dificuldades o medo e a solidão.

Medo de contrair o vírus e de passar para os familiares que estão em casa, até na Uppertruck temos esse medo. E a sensação de estar sozinho, afinal alguns hábitos como os de se reunir com os colegas nos postos no tempo de descanso tiveram que ser abortados ou readaptados.

Paixão X sofrimento

“Os caminhoneiros são movidos pela paixão de estar na estrada. Porém essa paixão traz alguns inconvenientes como estar longe da família, insegurança e medo. Tudo isso já implica em sofrimento psíquico muito importante e significativo. E ai vem uma pandemia que atinge todo o mundo. Algo inusitado que causa um impacto violento na economia e na vida das pessoas. Aqueles que cuidaram e prestaram mais atenção ao seu lado emocional e físico, somado a maneira como a pessoa encara as dificuldades da vida vai conseguir ter mais equilíbrio nesse momento. Já os que não deram a devida importância a sua saúde mental e física e também forem mais sensíveis poderão encontrar mais dificuldades. Então vem a pergunta: como lidar com tudo isso? Com todo esse turbilhão de sentimentos novos?” Destaca Paula, CMO da transportadora digital Uppertruck.

Aceitar o que está acontecendo é o primeiro passo relata a CMO da Uppertruck

“Muitas pessoas acabam distorcendo a realidade para tornar o sofrimento mais aceitável. Então o primeiro passo para enfrentar esse momento é aceitar e parar de negar a realidade.  Afirmações do tipo “isso não é comigo”, “isso não vai me atingir”, “isso não é para mim” é comum e devem ser evitadas. E como fazer isso? Tendo informações de qualidade e verdadeiras que possam te ajudar a ter consciência de quais os cuidados você deve ter para evitar o contágio e se prevenir.” Acrescenta Paula Fernanda CMO da Fretetech.

Parte física e mental preservada

“Ter a sua saúde física preservada também é muito importante nesse momento juntamente com a parte mental. É importante estar com a mente saudável. Hoje nos temos inúmeros recursos para deixar a nossa mente mais saudável. Como nos abastecer de músicas boas, palestras, matérias que possam nos ajudar no nosso auto conhecimento, entre outras coisas que pode oferecer prazer. Isso tudo é muito importante. O que está acontecendo é grave mas é importante saber que não é para sempre. Vamos ter mudanças de hábitos mas vamos passar por essa fase. E os motoristas por não terem parado vão conseguir superar ainda mais rápido. Assim é essencial que mantenham a saúde mental e o equilíbrio.” Afirma ela.

Ter consciência do seu papel na sociedade

“Mas como se manter a saúde mental e o equilíbrio? Acredito que o ponto principal é ter consciência do seu papel dentro da sociedade. Da consciência da sua profissão. Da sua importância na movimentação de toda a economia do País. Elevar a sua autoestima mesmo. Ter essa autovalorização. No momento que você entende a sua importância e da sua profissão a sua autoestima aumenta e você se sente mais forte para enfrentar as dificuldades.” Finaliza a CMO da Fretetech Paula Fernanda.

Nós da Uppertruck sabemos que as dificuldades são enormes, em tempos de pandemia as demandas aumentaram, tornou-se ainda maior a carga de trabalho aos profissionais da logística, mas a valorização pela saúde deve prevalecer. Identificar mudanças de comportamento repentino, tristeza, ansiedade, entre outros sintomas, é importante.

Reflita sobre o que foi percebido, busque se cuidar e ter uma vida melhor. Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, tão como outros meses temáticos, são pautas que devem ser frequentes.

Profissões que demandam demais do físico e do mental, possuem valor gigantesco aos consumidores e usuários do produto ou serviço, mas o valor da vida está acima de qualquer coisa. Cuide-se! Valorize-se! Por você e por aqueles que o amam. 

1 comentário em “CMO da Uppertruck fala sobre a importância do setembro amarelo para aqueles que vivem nas estradas – Esse texto é pra você caminhoneiro!”

  1. Pingback: Caminhoneiro ingere 40 rebites, dirige por 20 horas seguidas e é preso - Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + onze =