Frete de Mauá para Petrolina-PE
31/01/2019
O gerenciamento de risco no transporte de cargas
19/03/2019

Como contratar uma transportadora digital?

A transportadora digital surgiu por causa das necessidades de uma entrega rápida, de qualidade e com baixo custo. Com o crescimento do número de negócios na internet e a crescente concorrência entre empresas, uma logística eficiente para que os produtos cheguem nas mãos dos clientes o mais rápido possível se tornou uma obrigação. 

O que é transportadora digital?

Com a advento da tecnologia, surgiu a necessidade das transportadoras tradicionais reduzirem custos e automatizarem os processos para se tornarem digitais.

As empresas precisam ter processos logísticos extremamente eficientes e de baixo custo, através de tecnologia e conectividade. Uma transportadora digital se propõe a oferecer exatamente isso: um serviço completo de logística com atendimento e operações eficientes, sempre de forma online.

A transportadora digital não é somente uma tendência de mercado mas acima de tudo a nova era dos mercados. Tudo isso, graças ao avanço tecnológico que permite fazer coisas na área da logística que, anos atrás, pensava-se que fosse impossível.

Em suma, uma transportadora digital é a forma como os produtos chegam até os clientes de uma maneira rápida, pontual, eficiente e com o uso da tecnologia.

A forma tradicional usada atualmente está obsoleta por causa dos constantes atrasos, perdas de mercadorias e eventuais contratempos que acontecem. A parte mais prejudicada é o cliente.

Como funciona uma transportadora digital?

No frete digital, as transportadoras criam uma espécie de frota virtual que é composta de motoristas de caminhão autônomos de todo o Brasil. O principal objetivo dos fretes digitais é ser o mais eficiente possível nas entregas.

A intenção é encontrar o motorista ideal que combine com as necessidades da carga, além da diminuição de custos, o aumento da satisfação do cliente e do prestador de serviço.

Na transportadora digital, todo esse processo é feito com a ajuda da tecnologia, através de plataformas digitais que possuem um sistema online para as diversas transportadoras e um aplicativo de celular para os motoristas.

Dessa forma, essas empresas divulgam os valores do seus fretes e os motoristas recebem uma mensagem com todas as informações à respeito das cargas diretamente no celular. 

Depois da contratação do frete pela plataforma, o sistema permite todo o acompanhamento do motorista durante a rota. Pode-se ainda avaliar o serviço prestado pelo caminhoneiro, além de ter acesso as demais avaliações de outros clientes.

Em uma transportadora digital, a plataforma pode ser acessada por qualquer pessoa da empresa e de qualquer lugar, com o uso de um login e senha. Tudo isso facilita a comunicação da equipe, possibilitando uma maior rapidez para agir em circunstâncias adversas.

Quais as vantagens em contratar?

São vários os benefícios em contratar uma transportadora digital. Conheça os principais:

Mais visibilidade

Talvez essa seja a principal vantagem. Esse tipo de transportadora oferece mais visibilidade para todos os clientes através da entrega de um painel de informações em tempo real, conhecido.

A inteligência e eficiência em todo o processo de logística de cargas, uma transportadora digital se posiciona de forma muito mais consultiva e essencial.  Extrair valor das informações é uma vantagem competitiva nesse mercado.

Menos processo manual

Outra boa vantagem da transportadora digital é a otimização dos processos de logística. Com os sistemas integrados e automatizados, tudo se torna muito mais preciso e com menos chances de erros.

Nas transportadoras tradicionais existem muito controle manual, retrabalho e, consequentemente, diversos prejuízos, consequentemente com a tecnologia o controle na ponta do lápis  ficou obsoleto. 

Entrega mais rápida em tempo real

Na transportadora digital, as entregas se tornam muito mais rápidas em tempo real, por causa do advento tecnológico. Todo o processo é muito mais prático e eficiente, gerando resultados positivos para ambas as partes.

Equipe mais enxuta, eficiente e produtiva

O lema de toda empresa que quiser sobrevive no mercado é: fazer mais com menos. Em uma transportadora digital, é possível se ter uma equipe reduzida, mais eficiente e produtiva.

Graças à tecnologia que permite que tudo fique mais rápido, dinâmico, sem a necessidade de muitas pessoas, o que gera um alto custo operacional.

Cadeia de transportes monitorada e visível sistemicamente

Todos os processos de transporte são visíveis e claros, além de ser bastante interativos. A visão restrita que as transportadoras tradicionais têm ficou no passado.

Na transportadora digital, tudo é monitorado de forma estratégica para que os produtos cheguem às mãos dos clientes no menor tempo possível de modo que há maior agilidade nas entregas, menor custo e maior satisfação dos clientes é o que deve prevalecer.

 

Rodrigo S. Jesus
Jornalista e Redator Web

2 Comentários

  1. […] isso, o uso de um bom aplicativo de fretes é a melhor opção para os motoristas que entregam cargas. Ele só traz benefícios como muito […]

  2. […] a Uppertruck e vincule-se a uma transportadora que trabalha diretamente com empresas embarcadoras e não precisa de […]

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE