Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/uppertru/public_html/wp-includes/functions.php on line 5835
Pular para o conteúdo
Home » Conheça o outsourcing logístico e como implementar na sua empresa ou negócio de pequeno, médio e grande porte

Conheça o outsourcing logístico e como implementar na sua empresa ou negócio de pequeno, médio e grande porte

outsourcing logístico

Diferente do que alguns pensam, o outsourcing colabora para os resultados de uma empresa a partir de melhorias na performance, e não somente com a redução de custos.

Afinal, essa prática é um pouco diferente da já conhecida terceirização, apesar de não ser raro ver os dois termos tratados como sinônimos. Neste artigo, explicaremos essas diferenças, mas, antes disso, vamos explicar o beabá do outsourcing: o que é, quais seus objetivos, vantagens e desvantagens. O certo é que trata-se de um recurso a mais para o administrador encarar um cenário de alta complexidade no mercado.

O que é?

O outsourcing logístico pode ser definido como uma modalidade de contratação de profissionais externos para a realização de atividades que, normalmente, são desempenhadas dentro de uma empresa. Vale lembrar que, em geral, funções que não dizem respeito à sua atividade principal são as que mais entram nesse processo. Quem atua com logística sabe bem dos desafios que deve superar para se alcançar a máxima eficiência operacional.

Um exemplo de terceirização que todo profissional de logística conhece é a escolha por trabalhar contratando transportadoras para distribuição de produtos, ao invés de manter uma frota própria. Isso é frequente porque há muitos ganhos potenciais com esse modelo de operação e, em particular, quando o perfil de carga habitual é fracionado, ou seja, não ocupa integralmente um veículo, gerando, portanto, o ônus do espaço ocioso, que as transportadoras trabalham para reduzir.

Mesmo no caso de cargas completas, a empresa embarcadora que opta por contratar o serviço de transporte passa a ter um custo variável, em lugar do custo fixo da frota, e não se envolve com aspectos como administração de recursos humanos, gestão de manutenção e assim por diante.

Importância do Outsourcing para a sua empresa

A importância do outsourcing está no fato de que esse modelo permite que a empresa se qualifique em determinados setores sem aumentar a sua complexidade. Ou seja, sem inflar sua folha de pagamento e sem precisar se preocupar com a seleção, treinamento e desenvolvimento de profissionais para desempenhar determinadas funções. Isso é uma grande vantagem no contexto atual do mercado, no qual ter uma estrutura enxuta e processos ágeis é mais importante do que nunca.

Se, em outros tempos, ter milhares de funcionários diretamente contratados e dezenas de departamentos internos era sinal de robustez e motivo de orgulho, hoje, as coisas estão um pouco diferentes. Há cada vez menos garantias de que uma organização, qualquer que seja seu tamanho, será ou continuará grande.

Com tamanha volatilidade, o contraveneno é desenvolver uma cultura de rápida aprendizagem e adaptação aos novos desafios que se apresentam. É uma realidade na qual o modelo de outsourcing se encaixa melhor do que o da empresa robusta. O outsourcing também pode ser visto como um recurso que diminui o custo de oportunidade.

Essa é uma variável que, muitas vezes, é deixada de lado ao calcular se uma terceirização vale a pena ou não. Porque muitos gestores analisam apenas os números brutos e deixam o outsourcing de lado quando observam que seu custo é mais alto do que manter uma equipe interna. No entanto, devem ser levados em conta outros aspectos, como o fato de que a equipe de recursos humanos da empresa terá maior fôlego para atuar estrategicamente em outras áreas.

COMO CONTRATAR O OUTSOURCING DE LOGÍSTICA NA SUA EMPRESA?

O primeiro passo no momento de adotar a terceirização na logística é definir seus pontos fortes e fracos dentro da área estratégica da empresa. Ou seja, as áreas que geralmente dão problemas e são mais difíceis de gerir são as maiores candidatas à terceirização.

A transição para o modelo de outsourcing não é fácil, especialmente se há funcionários encarregados desse setor na sua empresa.

Caso seja necessário fazer demissões nesse processo, esclareça à sua equipe a necessidade da mudança e quais serão as melhorias trazidas pelo outsourcing. Vale lembrar que, se for possível investir na terceirização sem abrir mão de funcionários (remanejando-os para outras áreas), isso evitará problemas no clima organizacional.

Ao solicitar uma proposta, é importante que você esclareça o que você deseja alcançar com o serviço prestado. Informar as suas metas (redução de custos, otimização do fluxo de entregas, etc.) permite que parceiros de logística como a Uppertruck entendam melhor as suas necessidades e trabalhem de forma a garantir que sua empresa consiga atingir os resultados desejados!

A Uppertruck emprega experiência e profissionalismo aliados a uma tecnologia de ponta para garantir segurança e qualidade no transporte de cargas! Nossas soluções incluem a armazenagem e o transporte de produtos dos mais diversos segmentos com a mais absoluta eficiência, além de seguros e um monitoramento 24/7, capazes de assegurar que seu negócio cresça sem enfrentar riscos desnecessários!

Gostou de saber mais sobre outsourcing na logística? Siga o nosso blog e o nosso LinkedIn para não perder as nossas dicas! Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até mais!

1 comentário em “Conheça o outsourcing logístico e como implementar na sua empresa ou negócio de pequeno, médio e grande porte”

  1. Pingback: 05 Motivos para contratar uma empresa especialista no transporte de cargas - Transporte, consolidação e otimização de cargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *