Home » CONHEÇA OS TIPOS DE FRETES E SAIBA COMO FAZER A ESCOLHA CERTA

CONHEÇA OS TIPOS DE FRETES E SAIBA COMO FAZER A ESCOLHA CERTA

Compartilhe em suas redes sociais!

Você conhece os principais tipos de fretes usados pelas transportadoras? Essas informações são fundamentais, já que influenciam a forma de cobrança do serviço e determinam as responsabilidades pela entrega de mercadorias.

 

Vale explicar que, além de diferentes tipos, também existem categorias distintas de frete, que impactam diretamente os custos das transportadoras. 

 

Com a crescente modernização das operações de transporte, aliada ao desenvolvimento do e-commerce, é cada vez mais necessário conhecer as opções de entrega para aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade do seu negócio.

 

Quer saber mais sobre o tema? Confira, nesse artigo que nós da Uppertruck separamos especialmente para você com as principais classificações dos fretes e descubra como prestar o melhor serviço para os seus clientes.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE FRETES EXISTENTES?

As atividades de logística exercem um papel de destaque na economia nacional. Sem os serviços de armazenamento de estoques e de entregas de mercadorias, nenhum outro setor alcançaria seu objetivo e o consumidor final não teria suas necessidades atendidas.

 

Esse mercado é bastante dinâmico e repleto de processos para que o objetivo principal — a satisfação do cliente — seja atendido. Para tanto, as empresas precisam investir em boas práticas de gestão e desenvolver estratégias que contribuam para o alcance de um serviço rápido, de qualidade, seguro e com preços mais interessantes.

 

Assim, para entender melhor os tipos de fretes, vamos analisar algumas características essenciais para definição da opção mais vantajosa, tanto para sua empresa, quanto para o cliente. 

 

Para começar, é importante saber que, em relação à responsabilidade pelo serviço de transporte e seus custos, existem duas opções: frete CIF e FOB. Confira, a seguir, as diferenças entre cada um deles.

 

CIF: RESPONSABILIDADE E CUSTOS POR CONTA DO VENDEDOR

Tipos de frete

CIF é a sigla para Cost, Insurance and Freight que, em português, significa Custo, Seguro e Frete. Essa opção indica os custos existentes ao embarcar um produto. Nesse tipo de frete, o vendedor é responsável por todos os custos e riscos relacionados à entrega da mercadoria ao destinatário.

 

Explicando melhor, as despesas (frete, seguro e impostos) são pagas na origem da carga. A empresa que contrata o frete também se responsabiliza pelo manuseio e pela entrega do produto ao consumidor final. Todos esses custos são diluídos no valor do produto. Um ponto que merece atenção nesse modelo é o fato de que a mercadoria pode ser considerada como “entregue” apenas quando está em posse do cliente.

 

O CIF é sempre interessante para empresas que vendem diretamente ao consumidor final, pois proporciona uma experiência mais tranquila para o cliente, que normalmente não tem o conhecimento necessário para assumir a responsabilidade pela entrega.

 

FOB: O COMPRADOR ASSUME OS RISCOS

Tipos de fretes

A sigla FOB significa Free On Board e pode ser traduzida como “livre a bordo”. A ideia dessa expressão é de que o vendedor se torna livre de responsabilidade pela mercadoria assim que ela é embarcada. Nesse tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria.

 

Ou seja, esse sistema é exatamente o contrário do adotado pelo frete CIF. Quem se responsabiliza por todos os processos logísticos é o cliente, inclusive pelo seguro e pelo pagamento do frete. Porém, isso só é feito após a entrega da carga ao seu destino.

 

Leia também: A importância do seguro de cargas para novas transportadoras

 

QUAIS SÃO OS MODELOS DE CONTRATAÇÃO DE FRETE?

Tipos de fretes

No que se refere ao modelo de contratação, existem diversos tipos de fretes, que os empresários do ramo de transportes precisam conhecer. Aproveite a oportunidade para sanar todas as suas dúvidas sobre eles!

 

NORMAL

Tipos de fretes

Para você compreender melhor como funcionam os demais tipos de fretes e serviços, é necessário antes entender a modalidade “normal”, ou seja, aquela em que a transportadora coleta a mercadoria no remetente e a entrega no destinatário. Nesse caso, não há outra empresa de transportes envolvida no processo.

 

SUBCONTRATAÇÃO

Tipos de fretes

A subcontratação, como o próprio nome diz, ocorre quando a transportadora opta por não utilizar meios próprios para realizar uma entrega e contrata outra empresa de transportes para executar o serviço. Com prazos de entrega cada vez mais apertados e um mercado mais competitivo, tal prática se tornou comum.

 

Em muitas situações, ela garante entregas mais eficientes, além de contribuir para a expansão de rotas, agregando mais valor ao serviço e aumentando as chances de conquista de novos clientes.

 

REDESPACHO INTERMEDIÁRIO

Tipos de fretes

O redespacho intermediário se aplica a empresas que não coletaram o material na origem — receberam de outra transportadora — e não o entregarão no destino, pois repassarão a carga para uma terceira transportadora. Por exemplo, uma primeira transportadora será responsável pelo trajeto A – B. O redespacho intermediário será feito no trajeto B – C e uma terceira empresa será responsável pelo trajeto C – D ou seu destino.

 

VINCULADO A MULTIMODALTipos de fretes

O transporte multimodal de cargas inclui, na mesma entrega, mais de um meio de deslocamento (ou modal). No Brasil, os principais modais utilizados são rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário. Essa modalidade de transporte exige documentos eletrônicos específicos, como o CT-e Multimodal e CT-e Vinculado a Multimodal.

 

Assim, nesse tipo de transporte, o frete vinculado a multimodal é usado em operações cuja transportadora é contratada por um Operador de Transporte Multimodal (OTM) para realizar o serviço em um dos modais adequados. Também é possível optar pelo transporte intermodal, ou seja, que utiliza mais de um modal, para concluir a entrega.

 

Gostou das informações apresentadas? Para continuar recebendo atualizações sobre as novidades do setor de transportes e soluções para melhorar a gestão logística, acompanhe as nossas redes sociais:

 

Instagram:https://www.instagram.com/uppertruck/ 

 

Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck

2 comentários em “CONHEÇA OS TIPOS DE FRETES E SAIBA COMO FAZER A ESCOLHA CERTA”

  1. Pingback: VAI REALIZAR O TRANSPORTE DE CARGAS PESADAS? CONHEÇA ESSAS DICAS! - A primeira e verdadeira transportadora digital do mundo

  2. Pingback: MOTORISTA AGREGADO TEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 11 =