Uberização no transporte de cargas
12/04/2019
Motoristas desempregados e sem pagamento após fechamento de empresa.
29/04/2019

Consolidação de cargas como estratégia para seu negócio

Reduzir os custos com fretes com a melhor organização das entregas, além da diminuição das avarias nos produtos é o sonho de quem trabalha com logística. Dessa forma, a consolidação de cargas é o mais indicado para seu negócio.

Esse artigo vai detalhar tudo a respeito desse assunto e para que a consolidação de cargas seja uma grande vantagem para seu negócio. Leia até o final e saiba tudo a respeito.

O que é a consolidação de cargas?

A consolidação de cargas é uma operação complexa que é feita através de um carregamento ou armazenamento, ou seja, várias cargas menores são agrupadas até formarem uma grande carga única que será transportada.

Mas essa operação pode acontecer de diversas maneiras: com várias cargas de um único ou vários clientes, na coleta de mercadorias ao longo do trajeto, na armazenagem dos produtos e até na entrega deles.

Os principais objetivos da consolidação de cargas são a considerável redução dos custos e o aproveitamento dos espaços disponíveis.

Quando se trata de cargas fracionadas, essa prática é a melhor opção do mercado, principalmente quando o assunto é transporte rodoviário e esse é o grande diferencial da Upperturck.

Tipos de cargas que podem ser consolidadas

Além critérios básicos é importante observar que nem todos os artigos podem ser consolidados, no entanto uma volumetria pode ser atribuída para que a consolidação gere resultados.

  • Unidades de pallets
  • Unidades de Caixas
  • Bags
  • Peças únicas soltas
  • Móveis
  • Pequenos volumes

Os produtos precisam ser compatíveis para estarem juntos em um mesmo transporte. Por exemplo, um carga de medicamentos jamais poderá ser transportada com uma de alimentos.

As mercadorias devem estar devidamente embaladas para que não aconteça vazamentos ou avarias.

Caso você tenha produtos diferentes para fazer o empilhamento das cargas, precisa alocar os volumes mais pesados primeiro, colocando os mais leves por cima, para que nenhum tipo de avaria aconteça.

VANTAGENS DA CONSOLIDAÇÃO DE CARGAS

Essa operação é o carro chefe da Uppertruck, superando até mesmo as operações por contrato. Conheça agora as vantagens da consolidação de cargas e veja por que ela vale tanto a pena:

  • Manuseio mais fácil, ou seja, uma carga transportada de maneira única, facilita as movimentações.
  • A consolidação diminui drasticamente o custo com funcionários envolvidos no processo.
  • Com o auxílio de um bom maquinário para a movimentação das cargas, o processo é mais ágil e feito de uma só vez.
  • Você tem grande economia de espaço, pois a consolidação de cargas permite colocar mais mercadorias em um mesmo lugar.
  • Utiliza-se menos maquinários, pois a consolidação segue o mesmo padrão de tamanho e peso.
  • Ela proporciona também um controle bem maior das mercadorias, o que traz praticidade.
  • Mesmo que várias entregas sejam feitas com o mesmo carro, a consolidação das cargas, permite que você economize tempo nas entregas aos clientes.
  • Caso seja feito transporte de carga fracionada, a consolidação já faz parte do processo logístico em todas as suas etapas: coleta, crossdocking em terminais de cargas e na entrega.

Além dessas vantagens, que não são poucas, existem outras que também merecem destaque:

  • Grande economia de combustível, pedágio e manutenção, principalmente se o caminhão tiver que fazer menos viagens por causa do aproveitamento de espaço maior.
  • Evitar erros como a falta ou atraso de mercadorias que estão em caminhões diferentes por culpa de um logística ineficiente.

ESPAÇO FÍSICO

Quanto ao espaço físico, pode-se considerar 3 situações quando o assunto é consolidação de cargas:

Consolidação em estoque

Quando é criado um estoque de mercadorias que deve ser baseada na demanda que é ou será atendida por sua empresa. Vale lembrar que esse estoque deverá ser muito bem organizado, para que a localização das mercadorias seja a mais assertiva possível.

Consolidação nos veículos

Visa alcançar um transporte das cargas de forma mais eficiente, pois muitas vezes ocorre uma ociosidade dentro dos veículos, durante a etapa de coleta, transferência ou entrega. Tudo deve ser muito bem pensado para que todo espaço disponível seja devidamente ocupado.

Consolidação no armazém de cargas

Tem o objetivo de permitir o transporte de volumes grandes de embarque para longas distâncias e de volumes pequenos para distâncias curtas. A organização dentro do armazém de cargas deve ser a melhor possível, até mesmo para se evitar transtornos por envio de carga errada ou avarias nos produtos.

Agora que você aprendeu sobre a consolidação de cargas, que tal deixar tudo nas mãos da Uppertruck?

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE