Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/uppertru/public_html/wp-includes/functions.php on line 5835
Pular para o conteúdo
Home » CONSTRUÇÃO CIVIL: CARACTERÍSTICAS, MATERIAIS, CENÁRIO, PERSPECTIVAS.

CONSTRUÇÃO CIVIL: CARACTERÍSTICAS, MATERIAIS, CENÁRIO, PERSPECTIVAS.

Como todos nós já sabemos a construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país. Desde a promoção do bem-estar das pessoas por meio de moradias e edificações até o desenvolvimento das cidades através da infraestrutura urbana, o setor é o principal responsável por movimentar o Produto Interno Bruto (PIB), empregar a força trabalhista e também estimular o setor econômico.

 

É justamente por isso que os dados mostram: os empresários estão confiantes em relação ao nível de atividade e à novos empreendimentos e serviços nesse segmento. Segundo a Sondagem da Indústria da Construção, o índice de intenção de investimento registrou um ápice de 2,3 pontos entre outubro e dezembro de 2018. Bem grande não é mesmo?

 

Pensando nesse grande cenário que nos cerca, nós da Uppertruck criamos este guia que tem o intuito de explanar tudo sobre construção civil, para que você planeje as etapas mais importantes da sua obra.

 

Nesse sentido, falaremos sobre à fase inicial de qualquer projeto – o planejamento -, detalhando os métodos e padrões que simplificam o fluxo dos processos, indo desde as principais características, materiais, cenários que englobam a construção civil e as principais perspectivas do mercado.

 

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Ao adentrar nas principais características de uma boa construção civil creio que é importante salientar as principais características elencando juntamente com os processos da obra,  é raro as construtoras passarem por uma série de imprevistos durante a obra.

 

Por isso, o cronograma é tão importante. Ele possibilita uma ampla visão e, consequentemente, evita contratempos e atrasos na construção civil, controla o financeiro, programa as compras e contribui para a melhor gestão da mão de obra.

 

Para criar o cronograma, é preciso seguir alguns passos:

 

Defina todas as atividades que são necessárias para realizar a obra, fazendo o desdobramento de cada etapa. Assim, tenha em mente o escopo do projeto e o orçamento.

Faça o sequenciamento das atividades, determinando a dependência entre elas. Tenha cuidado com sobreposição e serviços simultâneos num mesmo ambiente.

 

 

Em seguida, estime a duração de cada ação listada. Para isso, faça estimativas análogas às de obras semelhantes, até mesmo por parâmetros, ou peça, ainda, a opinião especializada de engenheiros.

 

Ao estabelecer os prazos, considere a possibilidade de limitações, como verba, quantidade de mão de obra, condições climáticas etc.

 

Por fim, organize os dados para obter o cronograma inicial, que servirá de referência para o projeto. Acompanhe-o e faça atualizações periódicas, conforme o andamento da obra.

 

PROJEÇÃO

Durante a criação de um projeto de engenharia civil, é necessário evidenciar os objetivos, as expectativas da obra e, principalmente, definir o orçamento e a equipe. Além de observar como o planejamento é feito, já que cada projeto requer estudo profissional, considerando os empecilhos que podem surgir.

 

Dentre os empecilhos mais comuns estão as ações climáticas, dificuldades encontradas no terreno – afinal podem apresentar superfície acidentada e com variações de tipos de solo – e informalidade da mão de obra – que se tornou um problema constante.

 

Ao longo do estudo do projeto, diversas soluções e alternativas de construção civil devem ser apresentadas. Estas devem ser avaliadas para o resultado final, já que visam favorecer o andamento e, principalmente, a qualidade da obra, dando início à programação esperada.

 

 

MATERIAIS

Material de construção ou insumo de construção é todo corpo, objeto ou substância utilizado para realizar obras de Engenharia Civil. Os tipos de material de construção civil variam quanto à origem, função, composição e estrutura interna

 

MADEIRA

 

A madeira é o tecido lenhoso das árvores e pode ser obtida a partir do corte das árvores.

 

Principais usos: A madeira é o tecido lenhoso das árvores e pode ser obtida a partir do corte das árvores.

 

TELHA

 

A telha é uma peça feita tipicamente de barro cozido, fibrocimento, concreto, ou cerâmica.

 

Principais usos: Utilizada na cobertura de casas e outras edificações.

 

PEDRA

 

A pedra é um material mineral sólido, duro, da natureza das rochas.

 

Principais usos: A pedra tem destaque na composição do concreto, um dos principais insumos da construção civil.Também é utilizada na decoração de ambientes, como em jardins.

 

CIMENTO

 

O cimento é um pó fino com propriedades ligantes que endurece sob a ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à água, não se decompõe mais.

 

Principais usos: É um dos principais materiais de construção, sendo muito utilizado como aglomerante para compor argamassa e concreto. Por ser uma das principais commodities mundiais, serve também como indicador econômico.

 

CONCRETO

 

O concreto é a mistura de cimento, água, areia e pedra (ou brita), formando uma massa plástica que é colocada em fôrmas para que endureça e adquira resistência.

 

Principais usos: O concreto é utilizado na confecção de peças para a estrutura da construção e também em partes não-estruturais.

 

CALHAS

 

A calha é uma mistura cano aberto na parte superior, assemelhado a um sulco, e pode ser feita de materiais diversos (cobre, zinco etc.).

 

Principais usos: A calha é utilizada para escoar águas pluviais, especialmente direcionando-as do telhado ao solo.

 

TIJOLO

 

O tijolo é um bloco de barro cozido ou seco ao sol, geralmente em forma de paralelepípedo.

 

Principais usos: É um dos principais insumos da construção, utilizado na estrutura de alvenaria das edificações.

 

Precisa de uma transportadora sempre a sua disposição? Que tal da uma olhada mais específica e fazer uma cotação?

 

Clique aqui e faça agora mesmo a sua cotação com a uppertruck!

 

A Uppertruck atua no transporte para a construção civil e tem enorme expertise no setor.

 

A frota transportadora além dos veículos também possui o preparo e equipamentos exigidos em plantas das obras: EPI’s, cursos, experiência em descarga de obras.

 

PERSPECTIVAS

Apesar da crise, construção civil projeta crescimento de 15%. Retração de 0,2% da economia brasileira no primeiro trimestre não desanima o setor, que registrou avanço de vendas e lançamentos, além de expansão de financiamentos.

 

‘Estamos mais otimistas com o segundo trimestre e esperamos um primeiro semestre melhor do que o mesmo período do ano passado”, disse Rafael Menin, copresidente da MRV.

 

 

O desempenho da economia brasileira neste ano tem sido decepcionante para muitos setores, mas nem todas as notícias são negativas. Um dos mais importantes geradores de emprego e riqueza no país, o mercado imobiliário dá sinais claros e consistentes de crescimento, tanto em vendas quanto em lançamentos de empreendimentos.

 

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o número de contratos para aquisição de imóveis residenciais avançou 9,7% nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período de 2018.

 

 

Depois desse apanhado geral sobre o cenário da construção civil em nosso território brasileiro eu creio que você já compreendeu todos os detalhes importantes.

 

 

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

 

Facebook: https://www.facebook.com/uppertruck/

 

Instagram: https://instagram.com/uppertruck

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *