Home » O Cross docking gerando eficiência competitiva

O Cross docking gerando eficiência competitiva

cross docking
Compartilhe em suas redes sociais!

 

A velocidade e a produtividade de uma cadeia de suprimentos tornaram-se um importante fator de crescimento para as organizações.  Cross docking é apenas uma das estratégias que podem ser implementadas para ajudar a alcançar uma vantagem competitiva. Implementado adequadamente e nas condições corretas, o cross docking pode fornecer melhoras significativas na eficiência e nos tempos de manuseio.

 

O que é?

cross docking

Cross docking é um procedimento de logística onde os produtos de um fornecedor ou planta de fabricação são distribuídos diretamente a um cliente ou cadeia de varejo com tempo marginal de armazenamento.

 

O encaixe cruzado ocorre em um terminal de encaixe de distribuição; geralmente consistindo em caminhões e portas de doca com dois lados (de entrada e saída) com espaço de armazenamento mínimo.

 

O nome “cross docking” explica o processo de recebimento de produtos por meio de uma doca de entrada e, em seguida, transferi-los através da doca de carregamento do transporte de saída.

 

Em termos simples, os produtos de entrada chegam por meio do transporte, como caminhões/reboques, e são alocados para uma doca de recepção de um lado do terminal “cross dock”.

 

Uma vez que o transporte de entrada foi encaixado, seus produtos podem ser movidos diretamente ou indiretamente para os destinos de saída; eles podem ser descarregados, classificados e selecionados para identificar seus destinos finais.

 

Depois de serem classificados, os produtos são movidos para a outra extremidade do terminal “cross dock” por meio de uma empilhadeira, correia transportadora, palete ou outro meio de transporte para o seu destinatário de saída. Quando o transporte de saída é carregado, os produtos podem então seguir para os clientes.

 

Quando o cross docking deve ser utlizado?

cross docking

O processo não atenderá às necessidades de cada armazém, portanto, é importante tomar uma decisão embasada sobre se o cross docking aumentará a produtividade, os custos e a satisfação do cliente para o seu negócio específico. Cross docking pode avançar na cadeia de suprimentos alcançando uma variedade de produtos específicos.

 

Por um lado, itens não preservados ou controlados por temperatura, como alimentos que precisam ser transportados o mais rápido possível, podem ser beneficiados por esse processo.

 

Além disso, os produtos já embalados e classificados, prontos para o transporte para um cliente específico, podem se tornar o processo mais rápido e eficiente com o uso do cross docking.

 

Algumas das principais razões em que o cross docking é implementado são:

  • Fornecer um site central para produtos a serem classificados;
  • Combinar inúmeras cargas de produtos menores em um método de transporte para economizar;
  • Quebrar grandes cargas de produtos em cargas menores para transporte.

 

Então, quando utilizar a técnica do cross docking?

Existem inúmeros fatores que precisam ser considerados ao tomar uma decisão de implementar cross docking em uma organização.

 

Toda organização tem suas prioridades em termos de custos, espaço de armazém, especificidades geográficas e tipos de produtos.

 

Portanto, as vantagens e desvantagens de implementar cross em sua cadeia de fornecimento precisam ser consideradas e ponderadas para tomar a decisão correta. A lista de vantagens e desvantagens é projetada para auxiliar nesse processo.

 

Quais as vantagens do cross docking?

cross docking

  • Reduz o manuseio de materiais;
  • Reduz a necessidade de armazenar produtos no armazém;
  • Não há necessidade de grandes áreas de armazenagem;
  • Redução dos custos trabalhistas (sem embalagem e armazenamento);
  • Tempo reduzido para entregar ao cliente;
  • O transporte tem cargas mais completas para cada viagem, portanto, uma economia nos custos de transporte, além de ser mais ecológico;
  • Os produtos são movidos mais rapidamente através de uma doca cruzada;
  • Mais fácil de visualizar a qualidade do produto;
  • Eliminação de processos como ‘pick-location’ e ‘picking’;
  • Os terminais de cross docking são menos dispendiosos para construir do que um armazém médio;
  • Alta rotatividade de produtos com tudo se movendo rapidamente no terminal de cross docking. Os produtos geralmente gastam menos de 24 horas nele.

 

 

Quer aprender mais sobre o assunto? Acompanhe as redes sociais da Uppertruck!

 

Instagram: https://www.instagram.com/uppertruck/

 

 

Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/uppertruck/

1 comentário em “O Cross docking gerando eficiência competitiva”

  1. Pingback: Proposta do governo permite que motorista Autônomo cometa até 69 pontos sem perder a CNH - A primeira e verdadeira transportadora digital do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =