5 FERRAMENTAS DE LOGÍSTICA PARA APOIO AO TRANSPORTE
30/07/2019
CARGAS VISADAS: COMO ELABORAR PROCEDIMENTOS PARA EVITAR?
06/08/2019

DIFICULDADE EM CONTRATAR TRANSPORTADORA? RESOLVIDO!

O transporte é geralmente o elemento mais importante nos custos logísticos para a maioria das empresas. A movimentação de fretes absorve entre um e dois terços dos custos logísticos. Po r que ter uma transportadora?

 

Todo gestor se depara com o dilema do modelo ideal para sua logística de transportes. Frota própria ou terceirizada? Contratar um operador logístico e terceirizar a distribuição? Contratar uma transportadora? Muitas transportadoras?

 

É possível reduzir os custos? Se sim, como fazê-lo?

 

Esse artigo busca apontar o caminho a ser seguido na hora de escolher o melhor e mais eficiente modelo para sua logística de transportes. Para que o leitor de todos os setores entenda e consiga colocar em prática, tentarei me desviar de termos e linguagens muito técnicas que é própria da logística de transportes.

 

Quer saber como sanar a sua dificuldade em encontrar uma transportadora digital de confiança? Venha conferir neste texto que separei especialmente para você!

 

FROTA PRÓPRIA X TERCEIRIZADA

 

A decisão sobre a propriedade da frota sempre foi uma das mais estratégicas da logística de transportes, importantíssima para o sucesso logístico das empresas de diversos setores.

 

Existe uma infinidade de empresas no mercado que prestam serviços de transportadoras. Como operadores logísticos, transportadoras e transportadores autônomos, a um custo bem atrativo.

 

Algumas empresas ainda insistem em frota própria. Contudo o que temos visto no mercado é a migração para a terceirização total ou parcial da frota, pois quando se faz uso de frota própria, o nível de investimento (custos fixos) é muito elevado.

 

Este capital imobilizado poderia ser redirecionado para outras áreas que fazem parte da competência estratégica da empresa, como, por exemplo, investir no processo produtivo e aumentar sua produtividade.

 

Terceirizar a frota total ou parcialmente, pode significar acesso à tecnologia de ponta na área de logística, já que este é o diferencial estratégico das transportadoras. Além disso, algumas rotas podem ter sinergia com outras rotas da própria transportadora e os ganhos podem ser divididos entre ela e a empresa.

 

Outra vantagem da terceirização é a maior flexibilidade para a empresa em casos de flutuação da demanda, já que não estará sujeita a ociosidade. Sem falar nos desafios na gestão dos motoristas, visto que é prática comum mangueira se “soltarem” nas viagens derramando centenas de litros de óleo.

 

Pneus se “rasgam” com facilidade; veículos saem com pneus novos e retornam com velhos, “engarrafamentos” monstruosos; até onde não seria possível acontecer.

 

As entregas são bem mais difíceis e a porcentagem de cargas devolvidas são bem mais altas. Enfim, são muitos os desafios da gestão. Cabe ao gestor fazer os estudos necessários e aplicar em sua operação o modelo mais rentável e efetivo.

 

“ESCOLHENDO” UMA TRANSPORTADORA

 

São muitas as opções de Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas – ETC e Transportador Autônomo de Cargas – TAC no mercado, a oferta é altíssima, pois muitos “empreendedores” migraram para esse nicho.

 

Muito por conta dos incentivos e facilidades de compra de caminhões no passado. O fator negativo é o número expressivo de aventureiros; pessoas que não tem a menor noção do que é o transporte. Contudo decidiram se embrenhar por este mundo buscando ganhos fáceis.

 

A Lei de oferta e procura deveria ser saudável, entretanto no transporte, essa competição tem se mostrado prejudicial ao setor. Muitas pequenas transportadoras conseguem fazer um valor de frete mais baixo, contudo sem a excelência na execução.

 

E a explicação é simples: são TACs que se “pejotizaram” para conseguirem sobreviver, logo sem sempre tem por trás uma estrutura física. A maioria tem como endereço de seu CNPJ sua própria residência, quando é necessário emitir um documento fiscal a esposa ou filhos são os funcionários que realizam o serviço.

 

CONSCIÊNCIA

É importante que o gestor tenha ciência de tudo isso, não que isso seja um demérito, essas pequenas ETCs estão dentro da Lei.

 

Mas a saúde financeira deste pequeno transportador depende de um pagamento de frete muito rápido, pois a maioria não tem capital de giro para manter os veículos próprios ou agregados em uma operação que demore mais de uma quinzena para pagar os fretes.

 

Por outro lado, grandes transportadoras tem a necessidade de elevar seus custos por conta de uma grande estrutura como, espaço físico, certificações, tecnologia, pessoas e frota dentro dos padrões normalmente exigidos.

 

Ao contratar a transportadora parceira, o gestor deve analisar muito bem, acredito que tenha espaço para todos.

 

O importante é enxergar este “novo” contratado como parceiro e parte integrante de sua empresa, afinal, é ele que o representará junto ao cliente na hora da entrega.

 

QUAL A MELHOR ESCOLHA?

 

Você deve estar pensando: “esse cara está dizendo então que o caminho é trabalhar com grandes transportadoras, pois podem me oferecer muito mais segurança e comodidade?”

 

E eu te respondo: Não necessariamente. Não vamos nos enganar. O grande transportador pode contratar o pequeno que citei lá em cima e pagar muito mais barato para ele fazer sua operação.

 

O que ela faz diferente de você? Gestão. Analisa o histórico do “nanico. Se resguarda via contrato e paga mais rápido que você. A análise é sua. Vale a pena fazer a gestão, mudando alguns detalhes e economizar na conta frete?!

 

A MELHOR E MAIS EFICIENTE DO MERCADO: UPPERTRUCK!

 

A melhor e mais eficiente dentre as transportadoras digitais do mercado se chama Uppertruck, mas por qual motivo?

 

TRANSPORTADORA: MAIS VISIBILIDADE

 

Talvez essa seja a principal vantagem. Esse tipo de transportadora oferece mais visibilidade para todos os clientes através da entrega de um painel de informações em tempo real, conhecido.

 

A inteligência e eficiência em todo o processo de logística de cargas. Uma transportadora digital se posiciona de forma muito mais consultiva e essencial.  Extrair valor das informações é uma vantagem competitiva nesse mercado.

 

TRANSPORTADORA: MENOS PROCESSO MANUAL

 

Outra boa vantagem da transportadora digital é a otimização dos processos de logística. Com os sistemas integrados e automatizados, tudo se torna muito mais preciso e com menos chances de erros.

 

Nas transportadoras tradicionais existem muito controle manual, retrabalho. E consequentemente, diversos prejuízos, consequentemente com a tecnologia o controle na ponta do lápis  ficou obsoleto.

 

TRANSPORTADORA: ENTREGA MAIS RÁPIDA EM TEMPO REAL

 

Na transportadora digital, as entregas se tornam muito mais rápidas em tempo real. Por causa do advento tecnológico. Todo o processo é muito mais prático e eficiente, gerando resultados positivos para ambas as partes.

 

TRANSPORTADORA: EQUIPE MAIS ENXUTA, EFICIENTE e PRODUTIVA

 

O lema de toda empresa que quiser sobrevive no mercado é: fazer mais com menos. Em uma transportadora digital, é possível se ter uma equipe reduzida, mais eficiente e produtiva.

 

Outrossim, graças à tecnologia que permite que tudo fique mais rápido, dinâmico, sem a necessidade de muitas pessoas, o que gera um alto custo operacional. Percebe as inúmeras vantagens de ter a uppertruck cuidado do seu transporte de cargas? Com a uppertruck o seu negócio apenas irá prosperar!

 

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

 

 

Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/uppertruckoficial/

 

Instagram: https://instagram.com/uppertruck?igshid=1eqg7s7z42963

 

 

 

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE