Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/uppertru/public_html/wp-includes/functions.php on line 5835
Pular para o conteúdo
Home » Entenda os segredos por trás do Fulfillment e aperfeiçoe o seu processo logístico

Entenda os segredos por trás do Fulfillment e aperfeiçoe o seu processo logístico

Não faz ideia do que é Fulfillment e qual a importância? – Veja dicas de como deixar esse processo mais otimizado para o seu negócio

Se você trabalha com vendas online, mas não sabe do que se trata o Fulfillment, não se preocupe, o termo ainda é novo no Brasil.

Basicamente, o Fulfillment é o processo que separa os produtos depois da compra realizada no e-commerce até a entrega do produto ao consumidor. Todas as etapas desse processo devem ser realizadas de modo que o consumidor saia satisfeito e tenha uma boa experiência com as vendas online.

Leia: Entenda o que é Last Mile dentro de um processo logístico

Qual o impacto do Fulfillment nas vendas online?

Como dito antes, o objetivo principal do processo de Fulfillment é garantir que o consumidor saia satisfeito ao máximo possível, mas isso só acontecerá se todas as áreas trabalhem juntas, já que o setor de logística sozinho não pode entregar isso de forma completa – a boa experiência ao cliente. Sendo assim, todos os setores devem trabalhar buscando soluções visando melhorar a qualidade do serviço de determina empresa.

Quais são as etapas do Fulfillment?

Agora que já sabemos a base do Fulfillment para aplicação nas vendas online, vamos nos aprofundar no seu funcionamento. Esse processo é composto por etapas as quais é necessário ter um bom entendimento. Confira a seguir as etapas do Fulfillment:

ESTOQUE:

Todo processo logístico começa com a estocagem das mercadorias. Esse processo de armazenamento pode ser feito em espaços da própria loja ou em locais alugados.

Vale lembrar que os produtos devem ficar em um local seguro que consiga garantir que os produtos não serão danificados enquanto estiverem armazenados. É necessário também manter a estocagem organizada, para garantir que os produtos que são mais vendidos na loja estejam sempre disponíveis em estoque.

SEPARAÇÃO:

Esse parte do processo logístico acontece logo após o cliente efetuar uma compra na loja, e é necessário ter muita organização, caso contrário todo o processo de Fulfillment será prejudicado.

Depois de ocorrer as vendas online, é necessário localizar os produtos dentro do estoque, e separar de acordo com o pedido do cliente, seja por cor ou tamanho quando necessário, além de separar pela quantidade pedida pelo cliente.

Aqui, todo cuidado é pouco. Preste muita atenção para não enviar o produto errado, isso irá afetar diretamente na satisfação do cliente e na imagem da loja.

EMBALAGEM:

Depois de separado corretamente, o produto deve ser embalado de forma adequada para que não sofra nenhum tipo de dano durante o transporte. Essa etapa do Fulfillment deve ser ágil e eficiente, e o responsável por ela deve saber ao certo qual tipo de embalagem seria o mais adequado a cada produto.

TRANSPORTE:

Depois de armazenado, separado e embalado, chegou a hora de enviar o produto ao consumidor. Então o responsável deve levar o produto até a transportadora ou agência de correios, isso dependerá muito de qual será a empresa contratada para o envio dos produtos.

Vale lembrar que é de suma importância utilizar recursos tecnológicos que permitam que a compra seja rastreada pela loja e pelos clientes, tendo em vista que esse é o processo mais esperado pelo cliente que deseja acompanhar de perto onde está sua compra.

PÓS-ENTREGA:

Aqui, depois da entrega, a loja irá coletar os feedbacks dos clientes em relação a qualidade do produto e com os prazos de entrega.

Caso seja necessário realizar troca ou devolução, o e-commerce deve ter um serviço de logística reversa que seja eficiente, fazendo com que o cliente tenha uma boa visão da empresa, mesmo em casos de imprevistos.

Dicas de como otimizar o Fulfillment no seu processo logístico

Empresas de médio e pequeno porte que desejam aplicar este processo no seu negócio podem ter algumas dúvidas, mesmo com todas as explicações acima. Para que você saiba como fazer essa operação funcionar de forma eficaz, separamos algumas dicas para você usar no seu negócio. Confira!

Terceirização da mão de obra

Atualmente, é muito fácil contratar mão de obra terceirizada, e esse tipo de prática ainda gera menos custos do que contratar novos funcionários.

Quando o volume de vendas for maior em certos períodos como por exemplo, o Natal e Black Friday, você pode optar por contratar mão de obra terceirizada de uma transportadora como a fretetech Uppertruck.

Utilização dos SKUs

Para não gerar conflito com os SKUs (códigos/ referências dos produtos) é importante separar todos por marca, facilitando assim a identificação do produtor na hora de montar o pedido feito na loja e reduzindo custos para a empresa.

O bom uso da tecnologia

A tecnologia ajuda a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio, e quando falamos em vendas online, a tecnologia se torna ainda mais importante, sendo assim investir em softwares de gestão como ERP e outros softwares essenciais é uma estratégia indispensável para a sua loja.

1 comentário em “Entenda os segredos por trás do Fulfillment e aperfeiçoe o seu processo logístico”

  1. Pingback: Nota fiscal de transporte - As dúvidas mais comuns - Transporte, consolidação e otimização de cargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *