Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/uppertru/public_html/wp-includes/functions.php on line 5835
Pular para o conteúdo
Home » Financiamento de caminhão usado – Não feche negócio antes de saber desses detalhes

Financiamento de caminhão usado – Não feche negócio antes de saber desses detalhes

Financiamento de caminhão

Na situação em que nos encontramos hoje, já sabemos (ou temos maior consciência) dos impactos que a pandemia provocada pela Covid-19 tem causado na economia do país e do mundo.

Apesar de muitos empreendimentos que usam caminhão terem fechado suas portas, diversos segmentos optaram por adotar soluções alternativas como uma forma de driblar a atual crise da economia.

Além disso, sabemos que o financiamento de veículos é uma das principais alternativas de pagamento usadas por empresários e caminhoneiros. Isso porque permite um planejamento de médio e longo prazo. Sem contar que as variadas opções de financiamento possibilitam que o interessado escolha a que melhor atende aos seus objetivos e à condição financeira.

Tendo em vista a importância desse assunto, preparamos este artigo para apresentar algumas informações importantes sobre o financiamento de caminhão usado, além de dar dicas para você escolher o melhor veículo. Acompanhe a leitura!

Leia também: Direitos e deveres do caminhoneiro, entenda quais são agora mesmo!

O que é exatamente um financiamento para caminhão?

Caminhões são veículos de grande porte que invariavelmente possuem valores muito altos.

Por isso, é difícil encontrar alguém que tenha condições de comprar um à vista e é justamente aí que entra o financiamento de caminhão.

O financiamento é um tipo de empréstimo onde o interessado em comprar determinado bem procura uma empresa ou instituição financeira e solicita o valor necessário para a compra dele, se comprometendo a pagar este valor em parcelas acrescidas de juros.

É possível fazer a simulação de financiamento de veículo tanto para caminhões novos como usados e em ambos os casos o valor será pago de forma parcelada a instituição que cedeu o crédito.

O financiamento pode chegar até 100% do valor do veículo e, o número possível de parcelas irá variar muito de uma instituição para outra.

Por isso, antes de fazer um financiamento, seja para o caminhão Truck ou outros, é importante pesquisar bastante quais são as possibilidades de pagamento, assim como as taxas de juros aplicadas, que também variam de uma instituição para outra, e mais alguns detalhes.

Tipos de financiamento para caminhão disponíveis no mercado

Antes de decidir por um financiamento para caminhão é importante que você conheça todas as possibilidades existentes nesse mercado.

Atualmente é possível escolher entre quatro tipos de financiamento, com funcionamentos, juros e prazos distintos.

Conheça melhor cada um deles a seguir:

Finame – BNDES

Entre todas as quatro opções, o Finame é o tipo de financiamento mais comum e procurado por pessoas físicas e jurídicas.

Ele é promovido pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e permite adquirir caminhões com até 10 anos de fabricação, financiamento até 100% do valor do veículo em parcelas de até 72 vezes.

Portanto, se você for comprar caminhão, se atente a essa regra, já que nesse não são aceitos caminhões velhos.

No entanto, é importante dizer que as regras de financiamento do Finame, são diferentes para pessoas físicas e jurídicas. Assim, a simulação BNDES conta com variações como margem de financiamento, taxas de juros e prazos de pagamentos.

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

O CDC também é um tipo de financiamento de caminhão Truck  e outros muito comum, disponibilizado por diferentes instituições financeiras que emprestam o dinheiro para compra do veículo, permitindo o pagamento desse empréstimo em parcelas com o acréscimo de juros.

No CDC o veículo comprado é registrado no nome do comprador, ou seja do caminhoneiro ou empresário responsável pelo empréstimo.

Esse tipo de financiamento de caminhão costuma contar com um período menor de parcelamento, geralmente 60 meses apenas, além de ter taxas mais altas de juros.

No entanto, é importante dizer que se o comprador puder adiantar as parcelas do financiamento, contará com um bom desconto referente aos juros.

Leasing operacional para caminhão

Também é possível adquirir um caminhão 3/4 ou outros através do financiamento conhecido como Leasing operacional.

De uma maneira geral o leasing funciona como uma espécie de locação do veículo, dentro dessa modalidade de financiamento existem duas vertentes o leasing financeiro e o operacional.

No leasing financeiro, o consumidor realiza um contrato onde pagará um valor mensal referente ao direito de uso do veículo, ao final do contrato o motorista pode optar por ficar com o veículo, comprando o mesmo por um valor menor, ou simplesmente devolvê-lo à empresa.

Já no leasing operacional a diferença está no fato de que, é possível contratá-lo com parcelas proporcionalmente menores, mas ao final do financiamento, a opção de compra do veículo pode ser feita pagando 80% do valor total dele.

É importante dizer que em ambos os casos, o veículo fica registrado no nome da empresa que está promovendo o financiamento de veículos e não no nome do cliente, como no caso do CDC.

Consórcio

Por último, existe a opção do consórcio de caminhão que também pode ser caracterizada como um tipo de financiamento de caminhão 1620 ou outros modelos, mas que diferentemente das outras três opções anteriores, o cliente não tem acesso ao veículo de imediato.

O consórcio funciona como uma espécie de financiamento de fundo coletivo, onde um grupo de pessoas com o mesmo interesse de compra parcelam o valor total do bem em um mesmo plano, que pode chegar até 96 vezes.

Por se tratar de um financiamento coletivo, o consórcio não possui taxas de juros, apenas uma taxa administrativa que pode variar entre 9 e 15% do valor total do bem e é dividida entre todas as parcelas do plano.

Todos os meses um dos participantes do grupo é contemplado e tem acesso a carta de crédito para comprar o veículo.

Ou seja, o consórcio de caminhão é uma ótima opção para quem não quer pagar juros altos, mas tem a desvantagem da demora para a compra do veículo.

Atenção ao contrato

Depois de encontrar a melhor opção de financiamento e negociar, é chegada a hora das questões jurídicas. Leia, com muita atenção, todas as cláusulas e, só depois disso, assine o contrato. Uma dica valiosa: não deixe de pagar em dia todas as parcelas para não correr o risco de ficar com o nome sujo ou perder o veículo.

1 comentário em “Financiamento de caminhão usado – Não feche negócio antes de saber desses detalhes”

  1. Pingback: Cor das placas de transito: Saiba por que você caminhoneiro deve prestar atenção - Transporte, consolidação e otimização de cargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *