Home » Fique longe do CORONAVÍRUS com essas dicas para você Motorista e CAMINHONEIRO

Fique longe do CORONAVÍRUS com essas dicas para você Motorista e CAMINHONEIRO

Como é de conhecimento geral, o coronavírus é uma ameaça aos profissionais do setor de transportes, como caminhoneiros, motoristas de ônibus e vans. O risco é maior em veículos compartilhados, como os de frotas.

O coronavírus é uma ameaça também aos profissionais do setor de transportes, como caminhoneiros, motoristas de ônibus e vans. O risco é maior no caso de veículos que são compartilhados, como os de frotas. Isso porque o vírus pode permanecer ativo por algum tempo em superfícies (sobretudo metálicas) tocadas por pessoas infectadas.

O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a 100 países, segundo a Organização Mundial da Saúde. Há registro de mais 3,5 mil mortes e 100 mil infectados no mundo todo.

Casos confirmados no Brasil

No Brasil, são 234 casos confirmados. Do total, 16 foram registrados em São Paulo, três no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Espírito Santo, Alagoas, Minas Gerais e Distrito Federal têm um caso cada. O País tem 663 casos suspeitos e 632 análises foram descartadas.

Apesar de ter grande capacidade de contágio, a letalidade do coronavírus não é considerada alta. Segundo informações do Ministério da Saúde e da OMS, não há motivo para pânico. O risco de contaminação pode ser evitado com providências basante simples.

Como você motorista pode evitar o coronavírus?

Para os motoristas, sobretudo de caminhões, ônibus e vans, é recomendável limpar regularmente com sabão ou álcool partes do veículo como o volante e a alavanca de câmbio. Outras medidas eficazes são:

Lave suas mãos regularmente

Se parar de tocar o rosto é importante, mais importante ainda é garantir que as mãos estejam higienizadas de maneira adequada. Além de usar bastante sabão e água corrente, é necessário esfrega-las por ao menos 20 segundos, diz a OMS. Vale, ainda, usar gotas de álcool gel para eliminar qualquer traço do vírus das suas mãos.

Preste atenção nos dedos e não deixe de incluir os punhos. Não se sabe quanto tempo o vírus é capaz de sobreviver em uma superfície. Portanto, leve essa dica muito a sério.

Cuidado ao tossir ou espirrar

A pessoa infectada espalha o vírus por meio daquilo que ela expele. Então, uma dica fundamental é cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.

De acordo com a OMS, a melhor forma de fazer isso é com lenços descartáveis, que devem ser jogados no lixo assim que utilizados. Se isso não for possível, dobre o braço e espirre no seu cotovelo.

Mantenha distância das pessoas

Lidar com o novo coronavírus se tornou a desculpa perfeita para que os antissociais se mantenham distantes dos colegas de trabalho e familiares: a OMS recomenda que as pessoas não ultrapassem o limite de um metro de distância umas das outras. Essa é a distância que os líquidos expelidos em um espirro podem atingir.

Limpe e desinfete com frequência objetos e superfícies tocados regularmente

Objetos como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos.

Ao notar os sintomas, busque ajuda médica imediatamente

Mesmo com essas dicas, ainda é possível que uma pessoa se contamine. Portanto, ao notar qualquer sinal dos sintomas do novo coronavírus, que são os mesmos de um resfriado comum, é importante buscar assistência médica imediatamente.

Assim, as autoridades de saúde pública podem agir rapidamente para evitar que essa pessoa seja tratada de forma adequada e não transmita o vírus para outras ao seu redor. Cuida da sua saúde, seja você motorista de transporte coletivo ou caminhoneiro.

1 comentário em “Fique longe do CORONAVÍRUS com essas dicas para você Motorista e CAMINHONEIRO”

  1. Pingback: Exportadores de soja criam medidas de apoio aos caminhoneiros durante a crise do coronavírus - Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =