O QUE É O GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGAS GRIS
08/11/2019
Seguro de cargas
A IMPORTÂNCIA DO SEGURO DE CARGAS AO CONTRATAR UMA TRANSPORTADORA
11/11/2019

Frete FOB: quando o frete é contratado pelo destinatário

A gestão de frete é uma das atividades mais importantes de uma empresa. As 2 modalidades mais usadas são o frete CIF e o frete FOB. Afinal de contas, o cliente quer receber seu produto da forma mais rápida e simples possível.

Frete CIF x Frete FOB

O frete CIF quer dizer “Cust, Insurance and freight”. Essa modalidade de frete é paga na origem, ou seja, o vendedor é totalmente responsável pelos custos do transporte até o destinatário final.

Embora seja mais caro, muitos clientes preferem usar o frete CIF, pois não precisam se preocupar com a pesquisa de valores, contratação do transporte e acompanhamento da carga além de outros detalhes que consomem tempo. Na verdade, tanto o frete CIF quando o frete FOB apresentam vantagens.

Já o frete FOB quer dizer “Free on bord”. A responsabilidade de enviar a carga não é mais do vendedor e sim de quem compra a mercadoria. O comprador é quem vai assumir todos os custos e riscos do transporte depois que as mercadorias são despachadas.  Daquele momento em diante, o fornecedor não tem mais nenhuma responsabilidade a respeito dos produtos.

O frete FOB é uma alternativa favorável para os vendedores, que não têm custos com transporte e se isentam da responsabilidade caso o produto chegue danificado ou com atraso até o cliente. Conheça mais vantagens dessa modalidade e saiba quando usá-la:

 

Quando a carga tem alto valor agregado

O frete FOB é mais usado em entregas do tipo business to business (B2B), principalmente quando as cargas têm alto valor agregado ou um custo de frete muito alto.

Essa modalidade é muito usada em fábricas que compram produtos de vários fornecedores e que já contam com transportadoras parceiras como a Uppertruck, que é especialista em frete FOB.

Os produtos são coletados diretamente nos fornecedores e entregues nos seus destinatários com toda a rapidez, baixo custo e segurança, o que acaba sendo uma alternativa mais viável para quem compra.

 

Melhor preço e mais rapidez nas entregas

Suponha que o destinatário seja uma empresa. Ela provavelmente conhece todo o processo de logística e sabe como é complexo, dependendo da distância do fornecedor e do tipo de carga que vai ser transportada, além dos cuidados que a carga exige.

Nesse caso, o frete FOB é a melhor opção. A empresa que comprou as mercadorias pode fazer uma parceria com uma transportadora como a Uppertruck e pagar um preço final bem mais em conta, gerando mais economia e ganho de tempo.

O comprador não precisa se preocupar com mais nada e pode ter a tranquilidade de que vai receber seus produtos intactos com toda a segurança, pontualidade e comodidade. Basta contratar uma transportadora de confiança e deixar tudo nas mãos dela.

 

Mais simples para o cliente

Quando um cliente compra produtos de uma empresa e essa é a responsável pelo frete (CIF) até o destinatário, o preço final pode sair bem mais caro, pois os custos com todo o processo de logística são altos.

Já no frete FOB, o transporte fica pode conta do comprador, que pode contratar uma transportadora parceira como a Uppertruck e ter muito mais rapidez na entrega. Todo o processo é muito mais simples para os envolvidos.  

Se o cliente preferir essa modalidade, ele mesmo é responsável pelo pagamento do transporte e do seguro das mercadorias. Na maioria das vezes, o pagamento é feito mediante o recebimento do produto de forma intacta. Tudo muito simples, rápido e prático.

 

Mais barato para quem compra e vende

Essa é outra boa vantagem do frete FOB. Tanto o vendedor quanto o comprador saem lucrando com essa modalidade. Se uma empresa vende determinada mercadoria e não tem custos com frete, automaticamente, pode vender seus produtos com o preço mais baixo, pois os custos de produção diminuem, o que aumenta a margem de lucros.

O comprador também sai lucrando com esse tipo de frete. Contratar uma transportadora parceira que oferece um serviço de qualidade e preço acessível, é extremamente vantajoso no final das contas.

A maiorias das empresas que vendem seus produtos ou serviços têm transportadoras parceiras como a Uppertruck, ou seja, o cliente não precisa ter o trabalho de ficar procurando alguém que faça o serviço. Em suma, optar pelo frete FOB só traz vantagens para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE