Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/uppertru/public_html/wp-includes/functions.php on line 5835
Pular para o conteúdo
Home » LOGÍSTICA 4.0: COMO IMPLEMENTAR? SIMPLES PROCESSOS!

LOGÍSTICA 4.0: COMO IMPLEMENTAR? SIMPLES PROCESSOS!

 

Para os novatos, o termo Logística 4.0 parece ser muito complicado e difícil de ser entendido, ou compreendido. Este termo nada mais é do que uma definição da modernização da logística tradicional. Onde o foco é investir no avanço tecnológico a fim de adquirir um melhor desempenho.

 

Fazendo uma breve explicação sobre a logística 4.0 e a tradicional, saberemos identificar a diferença, tanto em gastos quanto em economia.

 

Para ajudar nisso, posso usar como exemplo o mercado literário, com as editoras comerciais. Antigamente, observavamos livros sendo impressos em grandes quantidades, e muitas vezes o autor não vendia tanto assim.

 

Por isso, sobrava exemplares aos montes que ficavam jogados numa prateleira por anos até alguém, quem sabe, resolver comprar. Sabemos que todo aquele material que foi utilizado para fazer os livros não vendidos, poderiam ser usados para fabricar outros livros que realmente pudessem ser vendidos.

 

O que hoje é chamado de “queda do mercado literário“, eu vejo que é simplesmente uma modernização da indústria, uma logística 4.0, onde as editoras vendem os livros pela internet sob demanda, ou seja, o exemplar é fabricado apenas quando uma pessoa o compra.

 

Com esse método, a livraria, ou editora online, consegue economizar em material, utilizando 100% do material em produtos que serão realmente comprados e que não ficarão em uma prateleira de uma loja pegando mofo.

 

O QUE MUDA OU ESTÁ MUDANDO?

 

Todo tipo de “melhoria” em qualquer meio principalmente no meio de startup de frete, gera uma gigantesca mudança em tudo que a envolve. Essas mudanças podem ser positivas ou negativas, mas todas são necessárias para que a empresa se mantenha na competição do mercado.

 

Por exemplo, a logística 4.0 irá gerar:

 

  • A diminuição do consumo da matéria-prima para fabricação dos seus produtos, onde se fabricará apenas aqueles que serão vendidos ou que já foram vendidos;

 

  • Estoques baixos ou inexistentes, uma vez que o produto pode ser fabricado apenas quando um pedido de compra foi realizado;

 

  • Agilidade na entrega e diminuição de problemas com o produto. Sendo que o produto será fabricado, testado e aprovado, seu funcionamento ou utilização. Produtos em estoque, feitos em larga escala, tem apenas uma parcela de seus exemplares testados e verificados.

 

Uma vez que estima-se que, por todos terem passado pelo mesmo processo, os não verificados também estão em pleno funcionamento, ou seja, perfeitos! Mas, sabemos que não é bem assim, e o risco de acontecer de um produto chegar defeituoso ao extraviado é muito alto.

 

O CENÁRIO ATUAL

Conectividade e integração são as palavras que praticamente todos usam para descrever a atual situação do mercado tecnológico mundial, seja qual for o ramo de atuação.

 

Indústria e logística caminham juntas, fazendo grande parte de ambas serem modernizados de maneira conjuntam (indústria 4.0 e logística 4.0). A logística 4.0 está relacionado a 4º evolução industrial. No caso, essa evolução tem a ver com a integração da internet, dos sistema e da automação.

 

Para conseguir manter uma empresa no mercado atual, estar atualizado é muito importante, e eu não falo de apenas de modernização nos campo de gestão e administração, mas no meio de fabricação também.

 

O profissional que trabalha na fabricação dos produtos na empresa, também precisa ser atualizado. Por esse motivo, muitos empresários investem em capacitação para os seus funcionários ou a modernização, transformando toda a sua linha de produção em sistemas automatizados que excluem a necessidade de manuseio do ser humano.

 

A INTERNET DAS COISAS

Esse é o principio mais básico da Indústria 4.0, que planeja conectar todas as tecnologias em uma única e inteligente rede.

 

Por exemplo, eletrodomésticos que conversam entre si, ligados a uma rede única. Essa tecnologia é bem real, e muitas pessoa já tem acesso a isso. Essa ideia também pretende envolver meios de transporte, as máquinas em uma empresa, seja computadores ou maquinários do processo de fabricação.

 

Outros exemplos seriam máquinas que preveem falhas e estão preparadas para quaisquer mudanças em um inesperado processo de fabricação, que são os sistemas inteligentes de logística estes se organizam automaticamente.

 

SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA? O QUE ESPERAR E COMO IMPLEMENTAR A LOGÍSTICA 4.0?

 

Já sabemos que a logística 4.0 veio para tornar os processos eficientemente mais competitivos. O que acaba gerando um pouco de descrença dos empresários é o pensamento de que tudo isso não passa de uma utopia e que aplica-la não se enquadra na realidade de hoje.

 

O que acontece, é que é realmente possível que a aplicação da logística 4.0 seja aplicada, e para isso, resta apenas ficar de olho em alguns pontos importantes: Monitoramento, alterações e aprimoramentos.

 

Ou seja, para aplicar essa logística, deve-se monitorar cada fase da fabricação do produto até o momento até o seu destino final, aplicando algumas alterações constantes e aprimoramentos.

 

O TEMPO

 

Sim, pode levar um certo tempo até que a implantação desse sistema seja concluído na sua empresa, mas isso acarretará em grandes economias futuras.

 

A REVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA 4.0 QUE JÁ EXISTE

 

O exemplo que utilizei no inicio deste artigo vale para esse tópico também. A indústria dos livros é um belo exemplo da logística 4.0, onde a empresa economiza na produção e nos gastos com matérias primas, sem manter nenhum estoque e apenas produzindo conforme a demanda recebida.

 

Sendo assim, as empresa que já adotaram essa 4º revolução, seriam o tipo de competição diferencial que da atualizado que batem de frente com todas as outras do mercado atual.

 

O OBJETIVO DA LOGÍSTICA 4.0

 

Vale reforçar de maneira bem básica o objetivo central de tudo isso: Controlar todo os sistemas de produção de uma empresa estando elas conectadas durante 24h ao dia, estando prontas a receber atualizações  em tempo real de qualquer outro lugar.

 

A proposta é diminuir erros e gerenciar a gestão de suprimentos, inutilizar a necessidade de estoques e tornar os processos mais ágeis.

 

Resumindo em poucas palavras, quem não se adaptar a essa nova logística, ficará para trás nesse mercado competitivo mundial.

 

CONCLUSÃO

 

O mundo atual em questão de transportadora digital está ficando mais moderno, e com isso, todos os tipos de empresa sofrem alterações que devem ser seguidas para que consigam se manter no mercado global.

 

A questão é, todas as empresa conseguirão se manter no mercado de startup de frete?

 

Quer se manter informado sobre todas as novidades da nossa transportadora digital?

 

Siga nossa página no Facebook:https://www.facebook.com/uppertruckoficial/

 

Instagram:https://instagram.com/uppertruck?igshid=1fypxs0apqayc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *