VOCÊ SABE O QUE É ECONOMIA COMPARTILHADA? SAIBA COMO ISSO AFETA O MERCADO DE TRANSPORTE DE CARGAS
12/12/2019
TRANSPORTE DE CARGA VIVA: CONHEÇA ESSAS DICAS!
19/12/2019

TENDÊNCIA E INOVAÇÃO: LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL VEM AUMENTANDO NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE

A logística tradicional ocupa um lugar de destaque dentro das empresas, afinal, ela é fundamental para o funcionamento de qualquer organização, estando presente em boa parte dos processos e tendo impacto direto sobre a satisfação do consumidor. Quer saber mais detalhes sobre a logística sustentável?

 

A logística sustentável, por sua vez, pode não ser um conceito novo, mas certamente ganhou mais força à partir do Decreto Nº 7.746 de 5 de junho de 2012, que dentre outras funções, visa uma maior preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, bem como da qualidade de vida da população e bem-estar social.

 

Com base nisso, compreender o que é logística sustentável e quais são seus fundamentos pode ser o primeiro passo de uma empresa na busca por um mundo melhor, além de ser extremamente positivo para sua imagem frente aos consumidores.

 

Pensando nisso, nós da Uppertruck criamos este artigo onde veremos o que é logística sustentável, quais são suas vantagens, o que a difere da logística tradicional e algumas dicas para sua implementação nas rotinas de uma empresa.

 

O QUE É LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL?

 

Fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, a logística é responsável por atividades relacionadas ao armazenamento, distribuição e transporte de insumos e mercadorias. Sua atuação busca a excelência na execução de tarefas, que devem ocorrer dentro do prazo e reduzindo custos sempre que possível.

 

A logística sustentável, por sua vez, envolve todas as funções e responsabilidades da logística tradicional, no entanto, com um viés voltado para a sustentabilidade. Para isso, implementa ações que visam otimizar o uso dos recursos disponíveis, buscando reduzir o desperdício de insumos e as emissões de gases poluentes na atmosfera.

 

Além dos cuidados ambientais, também há uma preocupação com o bem-estar social, gerando ações como:

 

  • Incentivo à geração de empregos para a população local;
  • Melhora na distribuição de renda;
  • Melhora na qualidade de vida dos funcionários da empresa e das pessoas que vivem em suas proximidades.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Logística sustentável

Além de contribuir para um mundo melhor, empresas que aderem à logística sustentável também estão declarando seu posicionamento em relação questões como o Acordo de Paris, um acordo internacional firmado no ano de 2015, que tem por objetivo a redução das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa.

 

Ao se envolver com pautas como essa, é possível chamar a atenção do governo e de investidores internacionais que estejam dispostos a investir em organizações comprometidas com tais causas.

 

Além disso ainda é possível chamar a atenção do público que apoia essas pautas e valorizam essa postura por parte das empresas, aumentando sua competitividade no mercado.

 

Outro ponto positivo é a grande melhora na eficiência de todos os processos do setor, gerando benefícios como:

 

  • Redução de custos;
  • Aumento da margem de lucro;
  • Melhora no sistema de entregas;
  • Maiores chances de fidelização de clientes.

 

 

Leia também: A IMPORTÂNCIA DO SEGURO DE CARGAS AO CONTRATAR UMA TRANSPORTADORA

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL E A LOGÍSTICA TRADICIONAL?

A função de ambas continua sendo a de viabilizar os processos de armazenamento, distribuição e transporte de insumos e mercadorias, desde o seu recebimento na empresa até a entrega para o consumidor final.

 

No entanto, a principal diferença entre a logística sustentável e a tradicional, é que a primeira se preocupa com a sustentabilidade das atividades desenvolvidas ao longo desses processos. Para isso, promove a implementação de diversas práticas, como:

 

  • Melhor aproveitamento dos recursos naturais utilizados;
  • Desenvolvimento e adoção de processos produtivos mais limpos;
  • Redução da emissão de CO2 na atmosfera;
  • Contratação de mão de obra local;
  • Otimização da roteirização do transporte de cargas;
  • Descarte adequado de resíduos.

 

Além disso, muitas outras práticas voltadas para a preservação do meio ambiente. Uma prática muito presente na logística sustentável é a política de logística reversa, constituída por ações voltadas para a coleta e restituição de resíduos sólidos para reaproveitamento ou descarte de maneira ambientalmente adequada.

 

DICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

 

É importante ficar claro que não há um modelo pré-definido para a implementação da logística sustentável em uma empresa. Logo, cada organização tem a liberdade para elaborar seu próprio plano de ação, de acordo com suas particularidades.

 

Alguns dos primeiros passos que podem ser adotados para a adoção de um Plano de Logística Sustentável são:

 

1 – Estipular metas para a redução de desperdícios de insumos.

 

2 – Elaborar cronogramas de manutenção preventiva da frota, de modo a manter os veículos em bom estado, poluindo menos e consumindo menos combustível.

 

3 – Adotando uma política de logística reversa e implementar práticas de coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem de resíduos.

 

4 – Promovendo o consumo consciente de água e energia.

 

5 – Fomentar o desenvolvimento da região onde a empresa se encontra, bem como contratar mão de obra local.

 

6 – Promover e participar de debates junto à comunidade local, com o objetivo de fomentar a responsabilidade social.

 

7 – Se adequando e cumprindo as exigências dos certificados ISO.

 

8 – Adotar tecnologias limpas, a fim de reduzir a poluição causada pelos meios de produção e processos internos.

 

9 – Otimizar os processos relacionados ao transporte, agilizando as entregas por meio de procedimentos de roteirização eficientes, de modo a reduzir o consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

 

10 – Investir na capacitação dos funcionários, para que compreendam a importância da adoção desse plano, seus impactos e benefícios.

 

 

Outrossim, gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem o que é logística sustentável.

 

Acompanhe as novidades da Uppertruck nas redes sociais:

 

Instagram:https://www.instagram.com/uppertruck/

 

 

Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck

 

 

 

1 Comentário

  1. Howdy! I just want to give you a huge thumbs up for the
    excellent information you have got right here on this post.

    I will be coming back to your web site for more soon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE