Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/uppertru/public_html/wp-includes/functions.php on line 5835
Pular para o conteúdo
Home » O avanço da digitalização da logística em meio a pandemia

O avanço da digitalização da logística em meio a pandemia

O avanço da digitalização da logística em meio a pandemia

A digitalização da logística foi impulsionada com o aumento dos negócios realizados por meio das lojas virtuais e televendas.

Essa situação foi acelerada em função do isolamento social, onde milhões de consumidores deixaram de frequentar as lojas físicas e passaram a usar o e-commerce como canal de compras.

Logística 4.0 e os progressos na armazenagem

É impossível pensar na transformação da logística sem levar em consideração o conceito de Logística 4.0.

A chamada “fábrica inteligente” representa a tendência de produções auto-otimizadas e auto-organizadas. Ela é também uma aposta em um novo tipo de gestão, com produção avançada e práticas inovadoras dentro do ambiente fabril. 

Antigamente, as fábricas precisavam ter grandes armazéns e produtos sempre à disposição para se manterem relevantes no mercado.

Porém, conforme o tempo foi passando, os gestores perceberam que isso resultava em grandes prejuízos, pois muitos produtos atingiam seus prazos de validade ou sofriam avarias por questões externas. 

Hoje o jogo mudou e a transformação da logística se reflete principalmente na eficiência das fábricas e armazéns. Gestores bem informados sabem que não podem mais se basear em “achismos” — eles precisam de dados confiáveis para fazer análises, reposicionar equipes e montar processos eficazes. 

A digitalização no transporte de cargas

Um bom exemplo são as gigantes do Varejo. Neste caso, ambas sofreram uma grande mudança em sua forma de vender produtos através do comércio eletrônico. Para tal, investiram em estratégias e ofertas para turbinar as vendas via e-commerce, reduzindo o movimento nas lojas físicas — por consequência geraram uma maior profissionalização de empresas privadas. Na prática, esse movimento vem gerando uma dependência cada vez menor dos Correios, por exemplo.

A digitalização no varejo era algo que já vinha acontecendo, mas aos poucos, gradualmente. Hoje, a digitalização de seu negócio é uma necessidade. Somente aqueles que acompanharem o ritmo de transformação do mercado estarão aptos a sobreviver. Até por que, mesmo com a abertura das lojas, não teremos o mesmo volume de antes. Afinal, muitos daqueles que fizeram sua primeira compra online dificilmente deixarão de comprar desta forma.

Se você é um comerciante e ainda não possui um e-commerce integrado ao seu negócio, pense melhor. Caso contrário poderá se ver em uma situação similar a de tantos negócios que não tinham e-commerce. Ou, ainda, de restaurantes que não tinham serviços de delivery quando a pandemia chegou — e que, infelizmente, tiveram de fechar suas portas.

De que forma a pandemia impactou os avanços da logística?

Mas por que a pandemia teve um efeito tão catalisador sobre as operações logísticas? A resposta para isso está no distanciamento social. Essa medida de combate ao vírus criou um cenário favorável para o comércio remoto, reforçando a importância da logística como a inteligência por trás de qualquer movimentação.

Não importa se você é o supervisor logístico de um grande aplicativo de entrega, de uma rede de supermercados ou de uma empresa de embalagens. Em qualquer caso, a logística está se mostrando mais importante do que nunca. E com essa realidade em mente muitas empresas passaram a enxergar a oportunidade de investir no setor, injetando inovação para acelerar a recuperação pós-crise.

Agora que você entende melhor o protagonismo da digitalização na logística, aproveite para compartilhar nosso artigo nas redes sociais e espalhar o conhecimento entre os seus colegas de setor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *