Home » O que faz um operador logístico?

O que faz um operador logístico?

operador logístico
Compartilhe em suas redes sociais!

Ao contrário do que se pensa, operador logístico é a empresa que se compromete com o serviço logístico, ainda que de forma terceirizada.

Embora o pensamento comum sobre o termo aponte para o conceito de cargo ou função individual, na verdade, se trata de uma instituição que presta serviços relacionados à logística.

Os serviços oferecidos pelos operadores podem englobar mais do que o transporte em si.

Aliás, geralmente vai, além disso, compreendendo a fase de armazenamento, o transporte e a embalagem dos produtos. Em alguns casos, os operadores logísticos oferecem serviços de gestão para outras empresas e até mão de obra para a realização do ciclo de logística.

Quer saber o faz um operador logístico? A Uppertruck separou os principais pontos pra você, confira!

O que Faz um Operador Logístico?

O Operador de Logística dispõe de algumas possibilidades na prestação de serviços. Não se trata apenas de se comprometer com o transporte e entrega de produtos. Ao contrário, o sistema de logística pode abranger todas as atividades que cooperam para o processo.

Entre essa atividades estão as principais:

O Operador Logístico e o Transporte

A fase de transportes é o que garante o processo que vai da finalização de produção do produto até a entrega ao cliente. Por ser o contato mais próximo com o consumidor, é também responsável por grande parcela da imagem do fornecedor.

É a atividade de transporte que garante o atendimento da demanda do cliente. Afinal, cuida do tempo, do cuidado e segurança do produto que é esperado.

O Operador Logístico e a Armazenagem

A armazenagem é um dos processos da atividade logística. Ela pode acontecer pela própria empresa fornecedora, mantida em armazéns próprios ou locados, mas de sua própria responsabilidade. Outra maneira de conduzir a armazenagem é aquela realizada de forma terceirizada, é onde entra a responsabilidade do operador logístico.

No processo de armazenagem o operador logístico se compromete com o recebimento, armazenagem, separação e expedição. Essas atividades garantem que o produto seja conferido, guardado e expedido com segurança.

O Operador Logístico e a Embalagem

No processo de logística, a embalagem encontra um papel especial. Além de receber o produto, ela tem a função de protegê-lo, agrupá-lo e facilitar o seu transporte. O operador de logística, neste processo, cuida para que aquela embalagem que recebe o produto diretamente seja protegida por todas as demais que vierem em volta dela.

Na logística, a embalagem é cuidada desde a proteção individual do produto até a carga conteinerizada. Dessa forma, é possível garantir que o produto chegue ao consumidor final com a garantia de qualidade prometida pelo fornecedor.

Gestão de Logística

Uma outra possibilidade de oferta por parte do operador de logística está na gestão e administração dos procedimentos. Na verdade, trata-se do cuidado com o fluxo logístico de uma organização.

Através do serviço de gestão, o operador logístico se compromete com o cuidado de tudo que diga respeito ao processo. Dessa forma, o compromisso compreende processos desde a compra, armazenamento, distribuição e supervisão de cada etapa.

Oferta de Mão de Obra

Atualmente, a oferta de mão de obra especializada em logística é uma atividade que vem crescendo. É possível encontrar isso como ramo de atuação dos próprios operadores de logística. Além dos serviços diretos relacionados com os produtos, os operadores reconhecem a necessidade da mão de obra especializada no assunto.

Assim, a manutenção de uma equipe contratada com perfil e habilidades específicas pode otimizar o processo de logística. É onde o operador de logística entra, oferecendo um serviço diferenciado e personalizado para cada necessidade.

O Operadores de Logística são, portanto, grandes auxiliares no processo como um todo. Aliás, cuidando dos processos já descritos de forma profissional, deixa livre as empresas de outros seguimentos para se concentrarem em sua atividades principais. Por fim, o conjunto de especialidades é o que transforma uma relação comercial em grandes experiências de satisfação.

1 comentário em “O que faz um operador logístico?”

  1. Pingback: CMO da Uppertruck fala sobre a importância do setembro amarelo para aqueles que vivem nas estradas - Esse texto é pra você caminhoneiro! - Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =