PONTOS DE PARADA PARA DESCANSO X TRUCK STOP: QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS SISTEMAS BRASILEIRO E AMERICANO E O QUE PODEMOS APRENDER COM ELES?
09/09/2019
COMMODITIES: O AGRONEGÓCIO AINDA NÃO ESTÁ DIGITAL, MAS O TRANSPORTE DELE SIM!
12/09/2019

O QUE UM CAMINHONEIRO NECESSITA PARA FATURAR MAIS?

SP - CAMINHONEIROS/PARALISA«¿O/DIESEL/SP/INTERIOR - ECONOMIA - Protesto dos caminhoneiros contra o aumento do diesel, nesta quarta-feira, 23, na altura do quilÙmetro 158 da Via Dutra, na regi¿o de JacareÌ, interior de S¿o Paulo. O protesto dos caminhoneiros, que entrou no terceiro dia, j· deixa os postos sem combustÌvel no Vale do ParaÌba, interior de S¿o Paulo. Em JacareÌ, a empresa JacareÌ Transporte Urbano (JTU), respons·vel pelo transporte coletivo na cidade, reduziu o n¿mero de veÌculos em circulaÁ¿o, desde a madrugada desta quarta-feira, 23, prevendo a falta de combustÌvel. A empresa tem posto de combustÌvel prÛprio, mas est· sem receber diesel para repor o estoque. 23/05/2018 Credito: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo

Uma das maiores dificuldades da vida de caminhoneiro autônomo é conseguir um faturamento que seja suficiente para pagar todas as contas e, ainda, proporcionar boa qualidade de vida para si e a sua família. Assim, saber como ganhar dinheiro com caminhão, conhecendo todas as possibilidades do mercado, é essencial para se manter na profissão.

 

Afinal, trabalhar com o transporte de mercadorias e fretes de todos os tipos pelas rodovias brasileiras não é fácil. Especialmente em momentos de crise econômica, as dificuldades nas estradas aumentam os custos das operações e o esfriamento dos negócios no país faz com que os serviços diminuam e a concorrência aumente, jogando os valores dos fretes para patamares muito baixos.

 

Portanto, um caminhoneiro precisa conhecer todas as possibilidades existentes no mercado para aumentar o seu faturamento. E, por isso, nós da Uppertruck deparamos abaixo as maneiras mais inteligentes de ganhar dinheiro com o caminhão e outras dicas para se dar bem atuando na profissão! Não deixe de ler!

 

1. AS OPORTUNIDADES PARA GANHAR DINHEIRO COM UM CAMINHÃO

Quando um caminhoneiro é autônomo, é ele o responsável por gerenciar a sua carreira e, digamos, o seu negócio próprio. Portanto, é, também, o encarregado de conseguir uma quantidade de serviços – e negociar um preço justo – para que o faturamento seja suficiente para pagar as suas contas e bancar os seus objetivos pessoais e familiares.

 

Por isso, todo profissional precisa saber das possibilidades que o seu caminhão abre para a prestação de serviços, conhecer aplicativos que facilitam o seu trabalho, além de outras alternativas para aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda no final de cada mês.

 

Em épocas de concorrência alta e desvalorização dos fretes, quanto mais opções para sair do lugar-comum, melhor. Portanto, confira abaixo nossas dicas de oportunidades para aumentar o seu faturamento com o caminhão:

 

2. UTILIZAR APLICATIVOS DE FRETE

Para os caminhoneiros autônomos, é muito difícil disputar com a capacidade de marketing e propaganda das grandes empresas de transporte. Por isso, o melhor é poder enviar propostas para os embarcadores, sem precisar esperar que eles entrem em contato pedindo orçamentos diretamente.

 

A boa notícia é que, hoje em dia, ficou mais fácil. Diversos aplicativos para smartphone já fazem esse trabalho de juntar embarcadores a transportadores autônomos. São plataformas nas quais o cliente oferece uma carga a ser transportada, com data, hora e local, e recebe ofertas dos prestadores de serviço.

 

Assim, caminhoneiros de todo o país têm acesso a uma variedade de clientes sem precisar investir em propaganda ou se preocupar em ter uma equipe de atendimento e vendas.

 

Basta ter um smartphone, baixar o aplicativo e se cadastrar para poder enviar ofertas de valores aos fretes escolhidos. Mas, lembre-se de apreciar o uso dos aplicativos com moderação.

 

 

Leia também: Saiba a diferença entre um Aplicativo de frete e uma transportadora 4.0.

 

3. AGREGAR O CAMINHÃO

Para quem possui um caminhão próprio e quer ter um pouco mais de estabilidade financeira, é possível agregar o seu veículo a uma empresa transportadora. Esse tipo de contrato possui algumas particularidades que podem ser vantajosas para o profissional autônomo.

 

A primeira delas é ter uma quantidade de serviços praticamente garantido, já que a transportadora agregará somente a quantidade de caminhões necessária e suficiente para dar conta do volume de negócios da empresa. Isso traz maior estabilidade, pois o caminhoneiro fica menos suscetível às oscilações do mercado e à guerra de ofertas com outros autônomos.

 

No entanto, o valor dos fretes e a quilometragem rodada são fixos, além disso, há a exigência do cumprimento de uma carga horária preestabelecida. O que não impede que o caminhão seja utilizado nas horas vagas para complementar a renda.

 

Para ser um agregado, é preciso estar com a manutenção do veículo em dia e as documentações, tanto automotiva quanto pessoal, em ordem, não havendo restrições de dívidas públicas ou privadas. Dependendo da empresa, há outras exigências como o tipo de caminhão, cursos de especialização e até idade do veículo.

 

4. TRANSPORTAR “CARGAS PERIGOSAS”

O transporte de cargas perigosas constitui em fretes de mercadorias que possam oferecer riscos à saúde das pessoas, à segurança pública e ao meio ambiente, como os produtos inflamáveis, tóxicos, químicos, radioativos, gás natural, armas e explosivos.

 

Pela complexidade e especificidade do transporte, os fretes desses produtos costumam ter maior valor agregado, apresentando margens de lucro maiores para o caminhoneiro. No entanto, para entrar no mercado de cargas perigosas é preciso cumprir uma série de exigências da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

 

O veículo precisa ser adequado ao tipo de produto transportado, ser limpo e descontaminado regularmente, portar avisos e sinalização, e ser equipado com equipamentos de emergência compatíveis com os riscos da carga.

 

Além disso, é preciso ter o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV), ambos emitidos pelo Inmetro. Se quiser conhecer mais falamos exclusivamente sobre esse assunto no link: Transporte de Cargas Perigosas.

 

5. CONSEGUIR FRETES DE RETORNO

Para melhorar o seu faturamento, é importante que o caminhoneiro aumente a eficiência de suas viagens, não perdendo a oportunidade de utilizar espaços vazios no implemento. Dessa forma, a margem de lucro é melhorada, já que os custos podem ser diluídos em mais entregas.

 

Por isso, é interessante que o profissional tenha sempre um frete de retorno para ajudar a pagar as despesas e aproveitar a viagem de volta ao lar para ganhar uma grana extra. Para isso, utilize os aplicativos de frete, pegando serviços compatíveis com as datas de chegada e partida do destino.

 

No entanto, é importante ter um bom planejamento da viagem para que as rotas e os horários sejam cumpridos com rigor.

 

6. DIVERSIFICAR OS SERVIÇOS

Muitos caminhoneiros especializam-se em um tipo de carga e se esquecem de outras possibilidades que o seu caminhão pode oferecer. Em um momento de baixa nos valores dos fretes e alta concorrência no mercado, vale a pena conferir outros serviços que podem ser realizados para complementar a renda.

 

Um caminhão-baú, por exemplo, pode ser utilizado em mudanças residenciais, bastando que o profissional tenha cuidado para arrumar pessoal de confiança que auxilie nas embalagens e no deslocamento da carga. Além disso, é preciso procurar por locais adequados de armazenamento, para o caso de a entrega não ser possível na data em que o caminhão chegar ao destino.

 

Já um graneleiro, pode ser utilizado em carretos e transporte de produtos que não necessitem de muita proteção contra as intempéries do clima, como peças e maquinário leve ou materiais de construção.

 

Saber as possibilidades e oportunidades disponíveis no mercado para aumentar o faturamento e complementar a renda é importantíssimo para o caminhoneiro autônomo sobreviver a um cenário cada vez mais concorrido. Para isso, é necessário escolher um caminhão que atenda às suas necessidades e não se torne um problema no futuro. No próximo tópico, daremos algumas dicas de como escolher o veículo ideal para o seu caso. Confira!

 

7. SAIBA COMO ESCOLHER UM CAMINHÃO PARA VOCÊ

Há uma grande variedade de tipos de caminhões e, em cada um deles, uma série de modelos de diversas fabricantes. A escolha do veículo ideal influenciará nos custos de operação, no gênero da carga que será transportada e até no conforto do caminhoneiro durante as viagens.

 

Por outro lado, é importante que o profissional leve em consideração, também, o custo de aquisição, conferindo se possui o valor da entrada e se as prestações mensais não ficarão muito altas, pois essa quantia precisará ser compensada com um faturamento maior.

 

8. SAIBA COMO MANTER O SEU CAMINHÃO

Um caminhão é uma máquina com mecânica e elétrica complexas, cada vez mais incorporando tecnologias que melhoram o seu desempenho e a sua eficiência energética. Isso torna a sua operação mais barata e mais limpa, emitindo menos poluentes.

 

No entanto, exige um cuidado maior em sua conservação, já que um pequeno problema pode influenciar em outros componentes.

 

Assim, para que um detalhe não se torne motivo para um conserto, exigindo uma parada longa e deixando-o indisponível, é necessário que o caminhoneiro mantenha a sua manutenção em dia.

 

Além disso, é preciso cuidar do veículo para manter o seu conforto, a funcionalidade de seus acessórios e diminuir a depreciação, resultado do uso contínuo.

 

Como vimos, saber como ganhar dinheiro com caminhão é essencial para o profissional que quer ter sucesso em um mercado competitivo e de preços defasados dos fretes.

 

Para isso, é importante conhecer as possibilidades que o veículo proporciona, melhorar o seu faturamento diversificando clientes e serviços e, ainda, tomar atitudes para ser mais eficiente nas viagens e economizar em manutenção e combustível.

 

 

Não perca as novidades:

 

Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/uppertruckoficial/

Instagram: https://instagram.com/uppertruck?igshid=1eqg7s7z42963

 

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE