Home » Paula Fernada – CMO da Uppertrcuk fala sobre Outubro Rosa nas estradas: como as caminhoneiras podem se proteger do câncer de mama?

Paula Fernada – CMO da Uppertrcuk fala sobre Outubro Rosa nas estradas: como as caminhoneiras podem se proteger do câncer de mama?

Caminhoneiras - outubro rosa
Compartilhe em suas redes sociais!

No Brasil, existem cerca de 3 milhões de profissionais habilitados para dirigir caminhões, dessa quantidade, apenas pouco mais de 180 mil, ou aproximadamente 6,5%, são caminhoneiras mulher.

Os dados evidenciam que a presença feminina, apesar de crescente nos últimos anos, ainda pode conquistar uma fatia maior no segmento.

Quando o assunto é o papel da mulher no cenário econômico nacional, entra em cena o Outubro Rosa.

Criada no início dos anos 1990, com a intenção de conscientizar o público feminino ao redor do mundo sobre a importância da prevenção do câncer de mama, essa campanha é essencial. Nas estradas, ela encontra um excelente canal de difusão.

Como prevenir o câncer de mama em caminhoneiras?

Breast cancer awareness. Woman in pink bra holding a pink ribbon, a reminder of the importance of breast examination in healthcare and medicine, to maintain and sustain a cancer-free, healthy lifestyle.

Ao ser questionada a respeito de como as caminhoneiras poderiam prevenir ou cuidar melhor de sua saúde com a rotina corrida do dia a dia Paula Fernanda respondeu:

‘’Muitas pessoas acham que a única forma de prevenir a doença é por meio autoexame e da mamografia. E ainda que sejam as formas mais indicadas de fazer o diagnóstico, existem outros fatores que as mulheres devem verificar, conforme a idade avança’’, destacou a CMO da Uppertruck.

Algumas dicas de como prevenir:

Evitar o ganho de peso

A redução de gordura corporal é muito importante, especialmente após a menopausa, pois a obesidade eleva a probabilidade de o organismo desenvolver câncer de mama. Isso acontece porque a condição altera o metabolismo e o nível hormonal de grande parte das mulheres.

Ter uma alimentação saudável

O assunto alimentação é bastante clichê, pois escutamos isso sempre quando buscamos uma vida saudável e livre de doenças, mas, no caso do tumor mamário, ele é de extrema importância, já que dietas ricas em vitaminas A e D previnem a manifestação desse tipo de câncer.

Alimentos com vitamina A:

•          óleo de fígado de bacalhau;

•          queijo cottage;

•          manteiga com sal;

•          cenoura crua;

•          batata-doce;

•          espinafre;

•          manga;

•          pimentão.

Alimentos com vitamina D:

•          atum e salmão (peixes gordurosos);

•          cereais enriquecidos;

•          cogumelos irradiados (cultivados no sol);

•          gema de ovo;

•          iogurte natural.

Como uma caminhoneira pode cuidar da saúde enquanto está na estrada?

Quase todas as orientações mencionadas acima podem ser praticadas na rotina de trabalho das caminhoneiras. No entanto, existem outras que podem ser transformadas em hábito, onde quer que essas mulheres estejam. Tome nota!

Evite o estresse

Estresse gera ansiedade, que, dependendo da intensidade, pode levar à depressão. Essa condição mental diminui o nível de defesa do corpo e aumenta as chances de desenvolvimento de tumores mamários.

Logo, a melhor saída para aliviar as tensões vivenciadas na estrada é evitando pensamentos negativos. Além disso, preservar otimismo e bom humor durante as viagens é a melhor saída para garantir a saúde do corpo e da mente.

A equipe Uppertruck espera que este post sobre Outubro Rosa tenha ajudado você a compreender melhor esse movimento de conscientização mundial. Ao disseminar a campanha para mais pessoas, os índices da doença certamente diminuirão com o tempo.

1 comentário em “Paula Fernada – CMO da Uppertrcuk fala sobre Outubro Rosa nas estradas: como as caminhoneiras podem se proteger do câncer de mama?”

  1. Pingback: Mercedes-Benz cria curso online gratuito para caminhoneiros, confira! - Transporte, consolidação e otimização de cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =