paletização de cargas
PALETIZAÇÃO DE CARGAS: O QUE É E COMO FUNCIONA?
25/11/2019
VOCÊ SABE TUDO SOBRE O ICMS?
04/12/2019

PLANEJAMENTO DA VIAGEM: CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER AO TRANSPORTAR CARGAS PARA LONGAS DISTÂNCIAS

planejamento da viagem

Fazer viagens de longa distância pode ser complicado até para os motoristas mais experientes e com muito tempo de estrada. Para tudo ocorrer de forma tranquila e sem muitos imprevistos, é essencial que o condutor e a empresa se prepararem e busquem antecipar os problemas e tomar a decisão certa diante dos imprevistos na estrada.

 

Pensando nisso, nós da Uppertruck preparamos um guia completo para você que vai pegar a estrada por um longo tempo. Quer saber como se planejar, prevenir de alguns problemas e aproveitar ao máximo a viagem (financeiramente e otimizando o tempo gasto)? Continue com leitura!

 

 

PLANEJAMENTO DA VIAGEM

Negligenciar o planejamento da viagem, pode ter sérias consequências para o caminhoneiro. Uma das principais é o prejuízo financeiro, devido ao desperdício de tempo, o que gera atraso nas entregas e impossibilita pegar outros fretes, que poderiam render bons lucros.

 

Além disso, a falta de planejamento pode oferecer riscos à integridade do motorista, que na maioria das vezes tenta compensar as horas perdidas dirigindo durante seu momento de descanso. Isso pode levar a uma direção perigosa e, consequentemente, promover acidentes — até fatais — na estrada. Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas na hora de fazer o planejamento. Continue a leitura!

 

ALIMENTAÇÃO

Evitar refeições pesadas antes das viagens pode gerar muitos benefícios. Além de fazer bem à saúde do condutor, as comidas mais saudáveis ajudam a inibir o sono enquanto o caminhoneiro está no volante.

 

Se você gosta de preparar sua própria refeição, não se esqueça da salada e dos vegetais. Afinal, a famosa combinação arroz, feijão e carne não é capaz de suprir as necessidades do organismo referentes a vitaminas e nutrientes.

 

Lembre-se: uma dieta balanceada e saudável oferece ao motorista mais disposição para encarar longas horas de estrada e reflete positivamente na saúde e também no bolso.

 

ITINERÁRIO

Outro ponto importante nesse planejamento é saber organizar o itinerário. E isso não envolve apenas estabelecer os pontos de partida e chegada, mas também calcular com sabedoria cada parada a ser feita durante o trajeto.

 

É importante estabelecer locais para se alimentar, dormir e abastecer o caminhão. Para tornar o itinerário mais completo, leve em consideração também os intervalos nos pedágios e postos de fiscalização.

 

Em muitos deles são executados procedimentos de passagem que podem exigir um tempo considerável de parada. Antecipe-se a isso para não ser pego de surpresa, atrasando mais ainda a viagem.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A CARGA

Todo caminhoneiro sabe que cada tipo de carga tem a sua particularidade e algumas regras. Para o transporte de cargas vivas, inflamáveis ou refrigeradas, por exemplo, existem protocolos diferente e detalhados. Portanto, procure conhecer bem o que está transportando e conheça a legislação.

 

Quando se trata de detalhes logísticos, é bom ficar atento aos procedimentos referentes a carga e descarga dos produtos. É importante verificar com atenção alguns pontos, tais como:

 

  • horário e local disponíveis para carga e descarga;
  • toda a documentação necessária para comprovar a entrega e o recebimento dos produtos;
  • ter o contato das pessoas responsáveis por receber e embarcar a carga;
  • notas fiscais dos itens carregados no caminhão, para serem apresentadas nos postos de fiscalização.

 

 

Vale lembrar dos imprevistos que podem acontecer e, de certa forma, ocupar mais o tempo do motorista. Entre eles estão as filas para a descarga (que podem até gerar a cobrança de uma diária) e também os clientes que só recebem os itens mediante agendamento.

 

Portanto, considere essas eventualidades, já que isso pode afetar o seu planejamento inicial e até mesmo o cronograma que você cria entre uma viagem e outra (principalmente se elas são feitas em sequência).

 

PLANEJAMENTO DA ROTA 

Um dos pontos mais importantes para o sucesso das viagens é saber fazer o planejamento de rota. Tenha em mente que nem sempre o caminho conhecido ou o mais curto e confortável é o melhor em questão de logística. Na maioria dos casos, buscar opções diferenciadas é sinônimo de redução de custos e eficiência na hora das entregas.

 

Uma rota bem-planejada, pode levar o condutor a fugir de estradas esburacadas, conduzir por caminhos mais diretos e práticos, antecipar-se a bloqueios e desvios inesperados e, principalmente, evitar rotas onde há uma frequência de ações criminosas, como roubo de cargas e sequestro.

 

PLANEJAMENTO DA VIAGEM: CAMINHÕES PARA LONGAS DISTÂNCIAS

Outro ponto de atenção: você precisa saber qual é o caminhão de carga ideal para cada viagem. Para isso, é fundamental conhecer as características da carga (cubagem, peso, tipo de produtos etc.) e o tipo de viagem que será realizada. Assim, você sabe se usa uma carreta ou um truck, por exemplo.

 

Geralmente, a carreta é o veículo mais utilizado para viagens em longa distância. Por ter maior capacidade, permite que sejam levados mais itens de uma só vez, o que reduz os custos do frete total. O raciocínio é simples: ainda que o gasto seja um pouco maior, ele ainda será menor do que o de realizar duas viagens em um veículo de capacidade inferior.

 

Porém, deve-se levar em conta que transportar uma carga que não ocupa totalmente o veículo representa prejuízo. Para um dono de frota, isso é ainda mais importante, visto que ele pode combinar (sempre que possível) itens de clientes diferentes para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

 

PLANEJAMENTO DA VIAGEM: CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO

Com intuito de obter mais segurança no transporte da carga até o cliente, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados em relação à manutenção dos caminhões. Além da segurança, a prevenção garante a integridade do motorista durante as viagens.

 

Por isso, destacamos alguns pontos importantes para se levar em conta durante todo o processo de transporte.

 

CUIDADOS PRÉVIOS

Cheque com antecedência o tempo de deslocamento, o horário em que os itens poderão ser descarregados no cliente, além de conferir com precisão o endereço da entrega.

 

 

Certifique-se da existência de algum ponto de repouso antes de iniciar a viagem de volta. Providencie também uma revisão básica e rápida para evitar surpresas no retorno.

 

 

PLANEJAMENTO DA VIAGEM: MONITORAMENTO DA FROTA

planejamento da viagem

É por meio do monitoramento e rastreamento da frota que se torna possível acompanhar e controlar tanto os veículos quanto as cargas transportadas, principalmente o planejamento de viagens. Mas esse serviço vai muito além do que apenas monitorar a localização dos produtos. Essa tecnologia auxilia no fluxo de informações, no acompanhamento das rotinas de atividades da frota e ajuda a aprimorar o planejamento e a criação de novas ações.

 

O planejamento da viagem pode ser realizado de várias formas, dependendo do tipo de atividade que a empresa segue.

 

 

O que achou deste post? Suas dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas sobre planejamento da viagem? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades relacionadas ao transporte de cargas e dicas para caminhoneiros!

 

 

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

 

Instagram:https://www.instagram.com/uppertruck/

 

 

Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck

 

 

 

1 Comentário

  1. […] Leia também: PLANEJAMENTO DA VIAGEM: CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER AO TRANSPORTAR CARGAS PARA LONGAS DISTÂNCIAS […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE