Caminhões autônomos
CAMINHÕES AUTÔNOMOS E SUAS PROMESSAS PARA O SETOR DE CARGAS. O BRASIL ESTÁ PREPARADO?
22/07/2019
Parabéns atrasado, seu motorista…
26/07/2019

PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA: QUEM SÃO E O QUE FAZEM?

Você já parou pra se perguntar quem seriam os profissionais por trás de todo o processo do transporte de cargas, aviação navios e etc? Se você já se questionou a respeito de quem seriam esses famosos profissionais de logística tenho uma ótima notícia para você!

 

Nós da Uppertruck separamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre os profissionais de logística. Confira:

 

QUEM SÃO?

Em sua maioria formados em administração, economia e engenharia, são esses os profissionais que constumam atuar na área. Hoje, com a popularização dos cursos de tecnologia em logística, o número de profissionais no mercado aumentou significativamente.

 

PROFISSÃO E CARREIRA EM LOGÍSTICA

profissionais de logistica

 

Um profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.

 

O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

 

Sabemos que o mercado está bem aquecido devido ao crescimento da economia. E devido a isso profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função.

 

O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.

 

Segundo o gerente de operações logísticas da DHL Express, Amaury Vitor, indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e empresas de comércio eletrônico são algumas das áreas que mais recrutam especialistas em logística atualmente. “Essas são áreas que buscam profissionais especializados”, disse o mesmo.

 

Quem entra na área em uma função especializada, no caso de conhecer um material, um processo industrial ou um produto, por exemplo, como os engenheiros, ganha mais no início de carreira. Enquanto um técnico e os formados em administração e economia entram na função com ganhos de dois a três salários mínimos, um engenheiro ganha de seis a oito salários mínimos.

 

PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA: PRETENDE TRABALHAR NA ÁREA? A UPPERTRUCK SEPAROU ALGUMAS DICAS

Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática, para trabalhar com bancos de dados e sistemas, e tem de saber falar outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.

 

O QUE FAZ O PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA?

É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo.

 

Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

 

PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA: QUAL O PERFIL DESSE TIPO DE PROFISSIONAL?

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática.

 

Mas, onde atua o profissional de logística?

 

Atua em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

 

O QUE DEVO ESTUDAR?

Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar Engenharias, Administração ou Economia.

 

SE VOLTANDO PARA UMA TRANSPORTADORA: QUAL O PAPEL DO TRANSPORTE EM UMA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA?

A importância da área de transportes consiste em operacionalizar o processo logístico.

 

Como resultado, é possível garantir que a demanda dos clientes seja atendida conforme foi especificado por esses profissionais.

 

As funções de transporte e logística vão além da movimentação de materiais e passam a constituir uma ferramenta de gestão extremamente valorizada.

 

Para implementar esse tipo de solução é preciso investir em sistemas de informação, capacitação da equipe e focar nas atividades de planejamento e controle. Desse modo, é possível destacar-se no mercado, reduzir custos e conquistar novos clientes.

 

CONCLUSÃO

Eu espero que você tenha compreendido todos os detalhes mencionados ao longo deste artigo.

 

Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários que faremos o máximo para esclarecer.

 

Fique por dentro das novidades. Acompanhe redes sociais:

 

Página oficial do Facebook:https://www.facebook.com/uppertruckoficial/

 

Instagram:https://instagram.com/uppertruck?igshid=1w3u0oub9fzo2

 

 

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE