Home » Programa Roda Caminhoneiro – Entenda em que isso pode beneficiar você.

Programa Roda Caminhoneiro – Entenda em que isso pode beneficiar você.

Programa Roda Caminhoneiro

O objetivo do programa Roda Caminhoneiro é fortalecer o cooperativismo e baratear os custos para os transportadores autônomos. A iniciativa prevê ainda outros benefícios para a categoria. Quer saber mais detalhes? Continue lendo, nós da Uppertruck coletamos todas as informações necessárias especialmente pensando em você!

Apoio em infraestrutura

Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participam do lançamento do programa Roda Bem Caminhoneiro

O programa vai oferecer assessoria técnica às cooperativas. Serão disponibilizados cem kits, um para cada entidade, que vão ser formados por contêineres-escritórios, equipados com depósito, escritório e lavabo, notebook, smartphone e um aparelho de ar condicionado.

Haverá também uma rede de pontos de abastecimento de combustível com a instalação, em comodato ou cessão de uso, de tanques com capacidade para 15 mil litros.

A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) foi selecionada via edital para fazer a gestão do programa. O presidente da instituição, Vanderlei Ziger, destacou a importância dessa rede de abastecimento para os caminhoneiros autônomos.

“Um dos insumos mais caros é o óleo diesel. A ideia é que, por meio das cooperativas, possamos organizar pontos de abastecimento para que ele [o caminhoneiro] possa abastecer seu caminhão com óleo diesel que é da cooperativa. Com isso, vai baratear custos e possibilitar que ele tenha mais dinheiro no bolso”, explicou Ziger.

Aplicativo e cursos para caminhoneiros

Programa Roda Caminhoneiro

Por meio de um aplicativo do Programa Roda Caminhoneiro, os caminhoneiros autônomos cooperativados terão acesso a uma central de compras digital. Como a cooperativa vai comprar produtos como pneu, lubrificante e peças em grande quantidade, será possível conseguir preços mais baixos.

“Esse é um grande projeto para a categoria porque vai dar suporte em gestão. Vamos ter aí o desenvolvimento de softwares, capacitação, vamos poder nos valer dos benefícios do cooperativismo, do poder da escala para contratar, para negociar preços e compra de insumos. É poder contratar o diesel mais barato, o pneu, ter mais poder de barganha na hora de contratar o frete”, observou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes.

Similarmente, outra ação do Roda Bem Caminhoneiro é um conjunto de cursos que vão ser oferecidos na modalidade à distância para os caminhoneiros autônomos com temas como gestão de cooperativas, direção defensiva e prevenção ao uso de drogas.

Governo diz que o objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria

Outrossim, no Twitter oficial do Governo, foi passado que esse programa seria uma forma de incentivar a criação de cooperativas autônomas de caminhoneiros com o objetivo de melhorar a renda e a qualidade de vida.

Nessas cooperativas, o Governo ajudaria com 100 kits básicos. Os kits inclui assessoria técnica, apoio em infraestrutura, tanque para abastecimento e um contêiner com equipamentos de informática e programas de gestão.

Ministros falam das vantagens do programa e do investimento futuro

Em conclusão, o ministro da infraestrutura, Tarcísio Freitas diz que a agenda para 2020 será ainda mais extensa. Sempre visando a melhoria nas condições de trabalho aos caminhoneiros. Já o ministro Osmar Terra (da pasta Cidadania) disse que os patrões ainda lucram muito em cima dos caminhoneiros.

Por fim, Osmar afirmou também que esse programa ajudará na criação de cooperativas. Dando assim a possibilidade de se organizarem, fazerem escalas e diminuir esse desequilíbrio na relação patrão-caminhoneiro. Além disso, o governo investirá R$ 18 milhões para obras de manutenção, novas concessões e programas sociais que auxiliarão os caminhoneiros.

Gostou dessas informações? Acompanhe as nossas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/uppertruck

 

Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =