Home » Caminhoneiros: Projeto de lei inclui categoria no grupo prioritário para vacinação da gripe e coronavírus

Caminhoneiros: Projeto de lei inclui categoria no grupo prioritário para vacinação da gripe e coronavírus

Projeto de lei inclui caminhoneiros no grupo prioritário para vacinação da gripe e coronavírus
Compartilhe em suas redes sociais!

O projeto de lei 4615/2020, apresentado pelo Deputado Federal Ney Leprevost (PSD/PR), inclui alguns grupos de trabalhadores como prioritários como seria o caso dos caminhoneiros, para a vacinação contra a gripe e também contra o coronavírus, vacina que tem previsão para estar pronta no início do ano que vem.

A proposta coloca os caminhoneiros, motoboys, motoristas de ônibus e cobradores, motoristas de taxi e aplicativos para vacinação logo no início das campanhas.

A medida visa proteger esses profissionais, que tem grande contato direto com muitas pessoas, o que aumenta o risco de se contaminar com vírus.

O projeto para os caminhoneiros foi apresentado ontem, e ainda não tem previsão para ser analisado no plenário da Câmara dos Deputados.

O que os especialistas dizem sobre vacinar os caminhoneiros?

A gravidade da doença depende do grupo de risco afetado. Pessoas jovens e saudáveis podem apresentar sintomas leves e moderados, que se assemelham ao de um resfriado, ou até mesmo terem casos assintomáticos.

Qual a origem do vírus?

Até o momento, ainda não está claro como o novo Coronavírus infectou as pessoas na China. A suspeita, segundo pesquisadores, é de que o vírus que vive no trato respiratório de morcegos tenha passado por um processo de mutação para conseguir se instalar no corpo humano.

Quais as diferenças entre os exames PCR e Sorologia?

PCR é a metodologia “padrão-ouro” capaz de detectar a presença do vírus nos pacientes. O exame é feito em material coletado da garganta e do nariz (em ambientes hospitalares, pode ser utilizada secreção do pulmão, o que aumenta a assertividade do teste), e por meio de técnicas de biologia molecular, detecta o material genético do vírus na amostra do paciente. O exame é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 para pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o 12º dia de sintomas.

Sorologia são testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue do paciente. É aconselhado para pacientes com sintomas a partir do sétimo dia, tempo que leva para os anticorpos começarem a ser produzidos. Ressaltamos que um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença.

1 comentário em “Caminhoneiros: Projeto de lei inclui categoria no grupo prioritário para vacinação da gripe e coronavírus”

  1. Pingback: Motorista de caminhão carregado de verduras morre em capotagem no interior do Ceará; dois ficam feridos - Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 11 =