Home » Saiba como se preparar para ser um profissional do mercado de transporte

Saiba como se preparar para ser um profissional do mercado de transporte

Caminhoneiros pagam taxas
Compartilhe em suas redes sociais!

Ser um profissional do mercado de transporte é uma das áreas que mais se desenvolvem no mercado e, por isso, ter acesso a dicas para o profissional pode ser um diferencial para quem deseja se destacar em meio a tantos colegas de profissão.

Em um setor tão dinâmico e estratégico para o sucesso das empresas, é natural que se exija dos colaboradores um bom desempenho, já que a boa atuação desses profissionais é essencial para os bons resultados do setor e, portanto, é muito valorizada.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas infalíveis para você se tornar um profissional de transporte de sucesso. Quer aprender? Acompanhe a seguir:

Fique atento às novas tecnologias

O setor de transporte demanda o emprego de tecnologias para que seus processos sejam perfeitamente executados, por isso todos que trabalham na área precisam estar atentos às inovações tecnológicas capazes de tornar o cotidiano no setor mais eficiente.

Sendo assim, se você deseja se tornar um profissional de alta performance e ter seu trabalho reconhecido, comece a pesquisar sobre as novidades do setor, bem como entender as funções de cada novo equipamento lançado no mercado.

Conheça o negócio em que está inserido sendo um profissional do mercado de transporte

Se você está em busca de um emprego na área ou se busca se destacar na empresa sendo um profissional do mercado de transporte, uma das primeiras providências a serem tomadas deve ser pesquisar e conhecer profundamente o negócio em que está inserido.

Em outras palavras, conheça a história da empresa, o tipo de produto e serviço com que trabalha, os parceiros, os concorrentes e o que a empresa tem de diferente que pode ser explorado no mercado.

Invista em capacitação

A harmonia entre experiência e conhecimento é o que forma um bom profissional de transporte, realmente antenado com as novidades e preparado para lidar com as mais diversas situações.

Nesse sentido, nossa terceira dica é que você invista em cursos, graduações e especializações. Uma excelente opção são os cursos de transporte consciente, que são graduações mais focadas e com duração curtas para não ocupar muito o tempo do profissional interessado. 

Exemplos de cursos:

Transporte consciente para caminhoneiro

Os caminhoneiros que percorrem as estradas do Brasil afora podem ser amigos do meio ambiente. Para isso, basta realizar  esse curso grátis do SEST/SENAT, com duração de 10 horas.

Cálculo de frete

O motorista de caminhão, que cuida do próprio negócio, precisa saber matemática para calcular o frete. Esse curso ensina como garantir um bom preço para o cliente, sem prejudicar os lucros. A carga horária é de 10 horas.

Gestão de Pneus

Esse curso, com 20 horas de duração, contribui com a formação de motoristas iniciantes, afinal, ensina tudo sobre pneus. É possível aprender desde a escolha das melhores peças até a forma de descarte.

Principais instituições que ofertam cursos  gratuitos mesmo em meio a pandemia

VANTAGENS EM SER UM PROFISSIONAL DO TRANSPORTE 


Esse é um tópico que poderá render inúmeras postagens e histórias. Apesar dos pesares, da falta de estrutura das estradas e do baixo investimento e reconhecimento por parte dos governantes, quem ganha a vida na boleia sabe separar os prós dos contras e amam essa profissão.


A possibilidade de conhecer lugares novos é um dos fatores motivacionais para esses profissionais. Inclusive, foi determinante para que muitos optassem por dirigir um caminhão. Unir o útil ao agradável, trabalhar e viajar é um privilégio para poucos. Imagine a cada dia estar numa nova cidade, conhecendo novas culturas e experimentando novos pratos, por exemplo!

Conhecer novas pessoas! Se tiver alguma coisa em que o caminhoneiro é bom, é contar história. E, ao contrário do que dizem sobre os pescadores, os viajantes dos asfaltos possuem inúmeras histórias verídicas de suas viagens!

Nos postos e pontos de parada são onde esses historiadores se encontram. Entre uma narrativa e outra, novas amizades surgem e a motivação para continuar na estrada e fazer novas histórias aumenta!

1 comentário em “Saiba como se preparar para ser um profissional do mercado de transporte”

  1. Pingback: Caminhoneiros reclamam de novos horários de trânsito na Ponte da Amizade - Transportadora Digital 4.0 sem Intermediários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 4 =