Pular para o conteúdo

Saiba quais os principais termos utilizados na logística Marítima.

logistica maritima

O Transporte Marítimo é uma das modalidades dos transportes aquáticos (ou aquaviários) que ocorrem nos mares e oceanos por meio de embarcações (barcos, navios, transatlânticos), sendo muito utilizado para o transporte de pessoas e cargas a curtas e longas distâncias, quer saber quais os termos utilizados na logística Marítima?

Uma das maiores curiosidades do público que deseja ingressar na área ou ate mesmo dos profissionais iniciantes, é a cerca dos termos utilizados na logística Marítima. Sendo assim, a equipe da Uppertruck separou este guia com os principais termos e siglas utilizados na logística marítima.

Ficaram curiosos para saber quais são? Pegue o seu caderno e comece a anotar!

 

Principais termos utilizados na logística Marítima

Capatazia – É o serviço utilizado geralmente em portos, onde profissionais autônomos executam o trabalho de movimentação de cargas

ETA – Expressão do transporte marítimo, que significa dia da atracação (chegada).

ETS – Expressão do transporte marítimo, que significa dia da saída (zarpar).

CIF – Cost, Insurance and Freight ou Custo, Seguro e Frete. Neste caso, o material cotado já tem tudo embutido no preço, ou seja, é posto no destino. Condição em que o vendedor é responsável pelos custos, seguro marítimo e despesas de frete dos produtos

House Bill of Lading ou House B/L – Conhecimento Marítimo emitido por um freight forwarder (transitário de carga)

Lastro – expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga; similarmente, no transporte ferroviário significa camada de substâncias permeáveis como areia, saibro ou pedra britada, posta no leito das estradas de ferro e sobre a qual repousam os dormentes.

LEIA TAMBÉM: Frete FOB: quando o frete é contratado pelo destinatário

NVOCC – Sigla indicativa de Non-Vessel-Operating Common Carrier. Operador de Transporte Marítimo Sem Embarcação

DEMURRAGE – Multa paga pelo contratante, quando o navio contratado demora nos portos, mais do que o acordado.

DEQ – Delivery ExQuay – O fornecedor entrega a mercadoria no cais do porto de destino.

DESPATCH ou PRESTEZA – Prêmio devido ao contratante, quando o navio contratado permanece nos portos, Sendo assim se trata de menos tempo do que o acordado.

FAS – Free Alongside Ship ou Livre no Costado do Navio – O vendedor entrega a mercadoria ao comprador no costado do navio no porto de embarque.

FEEDER – Serviço marítimo de alimentação do porto hub ou de distribuição das cargas nele concentradas. O termo feeder também pode se referir a um porto secundário (alimentador ou distribuidor) em determinada rota. Cabe salientar que um porto pode ser hub para determinadas rotas de navegação e feeder para outras. FEEDER SHIP – Navios de abastecimento.

LAYDAY – Tempo de permanência do navio no porto

TRANSPORTE AQUAVIÁRIO (WATERWAY TRANSPORTATION) – Movimentação de pessoas ou materiais pela água, rios, cabotagem ou marítimo

BREAK-BULK – Transporte de carga em geral no setor marítimo.

PIER-TO-PIER (CAIS A CAIS) – Modelo de transporte em que o agente é responsável pelos custos e riscos desde o porto até o porto de destino.

PILOTAGEM – Operação de assistência ou ajuda à manobra dos navios na sua entrada ou saída do porto, assim como às manobras de atracagem ou desatracagem. Por fim, a execução deste trabalho é de responsabilidade dos membros da Associação de Práticos de cada porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *