Quem contrata frete não pode se preocupar só com preço.
06/05/2018
Correios: 513 agências fechando as portas.
07/05/2018

Sites e aplicativos de frete: vantagens e desvantagens.

Se você é um profissional do transporte de cargas ou costuma contratar um com regularidade, você provavelmente já ouviu falar dos sites de frete, este é um tipo de negócio que vem ganhando popularidade na última década e tem ocupado cada vez mais espaço no mercado, mas você realmente entende como eles funcionam? Já parou pra pensar em quais vantagens e riscos eles podem oferecer? Não se preocupe, estamos aqui para tirar suas dúvidas.

Conheça a Uppertruck Freights. Não há agenciamento, não há intermediários e os fretes seguem um rigoroso controle de preços e somente são contratados motoristas credenciados cuja documentação além de regular, possuem expertise para qualquer trabalho.

O que é?

Um site de frete é uma página na Internet onde pessoas interessadas em enviar seus produtos ou cargas pessoais de um lugar para o outro podem contratar um serviço de entrega de forma rápida.

Este tipo de site já existe a mais de uma década em países da Europa e da América do Norte mas no Brasil eles são relativamente bem novos, apesar disso eles têm passado por uma taxa de popularização nunca antes vista no mundo todo.

Diariamente mais empresas entram neste mercado com seus sites visando abocanhar uma fatia desse gordo mercado, existem até mesmo empresas que registram diferentes sites com diferentes nomes todos ligados à uma única empresa real, vale qualquer coisa para conseguir alguns clientes extras.

Dicas de ouro:

• Desconfie sempre de ofertas de frete com valor alto e fora do normal.

• Sempre pesquise os nomes das empresas de contratação e da entrega.

• Ser possível, ligue para os telefones originais das empresas para validar a informação.

• Procure fazer negócio com a transportadora ou empresas que veiculam fretes próprios.

• Evite negociar com agenciadores, corretores de frete e intermediários não oficiais.

Quais as vantagens?

Todo novo tipo de tecnologia vem com vantagens inovadores e com os sites de frete não podia ser diferente, embora a prática seja relativamente nova ela traz a possibilidade de obter algumas vantagens.

1 – Menor tempo na entrega

Quando você contrata uma empresa tradicional de entrega existe um prazo definido no momento da contratação como sendo o prazo máximo para que sua carga chegue ao destino, esse prazo é uma referência uma vez que o mais comum é que as cargas sejam entregues antes do prazo final, mas ainda assim uma empresa tradicional só vai enviar a sua carga quando atingir um valor X mínimo de lotação no transporte que vai em direção ao seu destinatário, do contrário à empresa pode acabar utilizando um caminhão inteiro para transportar apenas aquela camisa que você comprou na Internet, nos sites de frete isso não acontece, sites de frete não são transportadoras, eles não vão levar o seu produto pessoalmente ao destinatário, no lugar disso o site vai repassar o seu produto para uma transportadora afiliada que já tenha um veículo indo naquela direção, e por isso os produtos sempre são entregues mais rápido.

2 – mais abrangente

A transportadora tradicional tem um limite de veículos e rotas, quando você contrata uma você leva em conta a região onde está a carga e a região onde está o destinatário, você então seleciona uma transportadora que tenha relevância naquela região, mas sites de frete não tem rotas, quando você contrata um site de frete ele vai fazer sua carga ser entregue onde quer que ela esteja e para onde quer que ela vá, uma vez que os sites de frete não têm veículos próprios eles apenas vão conduzir a sua carga por uma série de mudanças de veículos de diferentes empresas de transporte com pagamentos fracionados a casa empresa até que o produto finalmente chegue às mãos do destinatário.

Desvantagens

1 – Defasagem nos valores de frete.

Você conhece o sistema de leilões? Se conhece irá lembrar que existente determinado item à disposição de inúmeros interessados, que por vez darão lances em dinheiro para o tal item, e quem ofertar mais leva. Com sites e app de fretes imagine a situação inversa, onde existe uma carga disponível para centenas de caminhoneiros interessados: leva quem “aceitar por menos”.

Imagine duas ou mais empresas e ainda mais inúmeros agenciadores anunciando um frete com características idênticas: peso, origem e destino, tipo de material, porém, cada um com um valor diferente. Cada empresa anunciando por um valor e agenciadores por valores ainda menores, haja vista terem que tirar sua comissão.

Imagine agora que a referência principal de valor se perdeu, e isso acontecendo a todo instante faz com que o real valor de frete no mercado se perca, ficando cada vez menor. Só terá um prejudicado: o caminhoneiro.

A transportadora tradicional tem uma tabela de preços e mesmo que você receba um bom desconto esse desconto ainda vai ser tabelado, o motivo disso é que a transportadora tem que pagar uma série de impostos, funcionários, despesas com manutenção, sites de frete não têm veículos então eles não gastam com manutenção, ele não tem entregadores, então eles apenas pagam uma fração do preço normal de uma carga tirando proveito de qualquer espaço desocupado nos caminhões das transportadoras, dessa forma o preço de contrato de um site de frete vai ser sempre menor. São como agenciadores virtuais.

2 – Não tem controle dos prazos

Ao contrário das transportadoras os sites de frete não tem um prazo limite para a entrega, isso porque eles não vão fazer a entrega, o site vai terceirizar sua entrega a uma transportadora utilizando espaços vazios em um veículo da mesma, porém como estes espaços são vendidos por uma fração do valor normal a transportadora terceirizada não tem como garantir que em caso de defeito no veículo vai haver outro transporte a disposição que tenha sobrando o espaço necessário para levar a sua carga que pode acabar ficando presa na estrada por vários dias.

3 – Não há garantias.

Já que as empresas responsáveis pelos sites de frete normalmente só existem na Internet é muito difícil checar as informações para ter certeza de que se trata de uma empresa séria, é claro que muitos sites são administrados por empresas responsáveis e conceituadas, mas a grande maioria tem por trás apenas pessoas que viram uma oportunidade e estão aproveitando, sem conhecimento algum dos macetes por trás dessa linha de negócios, sua carga pode ser entregue em perfeitas condições ou pode acabar danificada ou até perdida, e tem também uma parcela de sites que são nada mais que um golpe, um site bonito e funcional que é apenas uma armadilha para roubar o dinheiro do cliente que paga pelo transporte e sumir com as cargas.

4 – Sem seguro e sem reclamações.

Um site de frete não é uma transportadora, se você contratar um site de frete e pagar por um seguro você está pagando por uma ilusão, sites de frete pagam para transportadoras uma fração do valor de uma carga normal, e para fazer isso o site de frete abre mão de tudo que possa aumentar o valor do transporte, ou seja, nada de seguro, mas e se algo acontecer a sua carga, com quem você vai reclamar? Uma transportadora tradicional tem um nome no mercado que precisa zelar, um site de frete pode ser gerenciado por uma empresa séria e ter um nome no mercado, mas a grande maioria são gerenciados por pessoas sem experiência ou Conhecimento do mercado, então mesmo que uma reclamação seja feita, mesmo se você entrar com um processo, e mesmo que você venha a ganhar o processo, tudo isso poderia levar anos e até lá as despesas seriam várias vezes maiores do que contratar uma empresa de transporte diretamente.

Se você vai contratar um site de frete os se você é dono de um, se informe, escolha sempre empresas com nome no mercado, pesquise pelo nome da empresa nas redes sociais e veja o que as pessoas falam dela, se você for dono da empresa e descobrir que ela está sendo mal falada na Internet, talvez seja hora de revisar o seu sistema e fazer por merecer a confiança do consumidor.

3 Comentários

  1. […] As ferramentas são extraordinárias e muito funcionais. Evitam perda de tempo e gastos extras para os motoristas de caminhão, porém, todo cuidado é pouco ao escolher o frete desejado. Cargas em portais on line: como proceder e evitar riscos. […]

  2. […] contatos telefônicos se passando por funcionários de empresas oferecendo a caminhoneiros fretes on line com atrativos valores como uma “isca” para a prática […]

  3. […] aplicativos de fretes trouxeram diversos benefícios para todos os motoristas de caminhão autônomos.Diante […]

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE