SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUAL DOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS
10/07/2019
O QUE UM BOM SISTEMA DE FRETES DEVE TER PARA ZELAR PELA SEGURANÇA?
16/07/2019

Transporte de cargas aéreas: é possível reduzir custos neste tipo de operação?

Uma questão que tem levantado uma série de perguntas ultimamente sobre gestão de cargas, reflete diretamente em relação ao valor e se seria possível existir a redução da gestão de cargas aéreas. Afinal de contas, é ou não possível com o transporte de cargas aéreas?

 

Sendo assim, nesta matéria de hoje eu levantei algumas questões para te responder se seria possível reduzir esses custos e quais as principais vantagens de transportar a sua carga por uma via área.  Quer saber mais detalhes? Confira na íntegra:

 

 

CENÁRIO BRASILEIRO

Vamos começar analisando a expressividade dos transportes aéreos no Brasil. Será se esta é uma opção popular no Brasil?

 

Bem, o transporte de cargas a áreas no território nacional ainda é muito pequena (0,4%)  se comparada com o nosso modelo rodoviário, uma vez que estes lideram o transporte de cargas com cerca de 61% das encomendas transportadas no país.

 

Mas, quais as vantagens do transporte de cargas aéreas? Confira:

 

 

SEGURANÇA

Segurança sempre será a chave

Com o manuseio e transporte das cargas no modal aéreo, certas medidas de segurança são exigidas.

 

Talvez isso seja uma desvantagem para algumas pessoas, já para outras nem tanto, sendo uma dessas principais medidas a famosa etiquetagem.

 

Toda e qualquer carga/mercadoria que é transportada via aérea, deve estar rigidamente identificada com o Remetente/Destinatário/Destino, e possuir os avisos de especificidades nas etiquetas como: “frágil”, “vidro”, “transportar na horizontal”, “empilhar no máximo X volumes” etc.

 

Isso é necessário para evitar ao máximo a possibilidade de avarias, extravios e violações de embalagens.

 

Outra vantagem e preocupação dos transportadores aéreos seria com a segurança.

 

Uma vez que nesta modalidade é ofertado um serviço de SAC e rastreamento humano muito grande (com informações atualizadas e passadas por telefone, como embarque/desembarque por exemplo), o que facilita a localização da carga em trânsito.

 

AGILIDADE

Tao rápido quanto parece?

Outro fator que deve ser destacado, sem dúvidas seria a agilidade nas entregas, porém existe também o fato de as cargas diminuírem no modal aéreo, uma vez que o manuseio dessas cargas é em sua maioria realizada mecanicamente, isso para reduzir a possibilidade da existência de falha humana.

 

ACESSIBILIDADE

 

Já destaquei sobre a segurança, agilidade e também já falei sobre o cenário brasileiro em relação ao transporte aéreo e a gestão do transporte aéreo, chegou o momento de falar sobre a acessibilidade deste meio de transporte de cargas.

 

Primeiramente, devo mencionar que o transporte aéreo consegue alcançar regiões mais distantes e remotas, e aqui no Brasil sabemos que existem várias, uma vez que nossa extensão territorial é muito vasta.

 

Desse modo, com transporte de cargas aéreas isso se torna possível, uma vez que os aviões podem se  reconfigurar e adaptarem os seus espaços internos de armazenamento de carga para uma melhor adaptação da mercadoria.

 

 

SOBRE O CUSTO DE TUDO ISSO

isso vale a pena?

Tudo bem, agora você já sabe que o transporte de cargas aéreas têm vários benefícios, agilidade, segurança, acessibilidade… mas, QUANTO CUSTA TUDO ISSO?

 

Apesar de mencionar todas essas vantagens ao longo desta matéria, tenho que informar você que, existem também alguns empecilhos que fazem com que este tipo de transporte não se popularize e conquiste mais expressividade nas operações logísticas do país. O custo!

 

Os 4% mencionados no início deste artigo não são em vão, as operações aéreas ainda são muito onerosas, devido aos custos de manutenção da frota, insumos (combustível), peças danificadas/desgastadas etc.

 

Tudo isso, no final das contas parte desses custos são repassados ao contratante dos serviços, isso mesmo, quem contrata é quem paga por tudo isso.

 

 

O valor cobrado no transporte de cargas aéreas é por peso taxado, ou seja, a relação entre o volume e o peso bruto em quilos da carga, o que acaba deixando mais caro caso ela seja muito volumosa.

 

 

Sendo assim, ainda existe também o fator peso, ou seja na maioria das vezes você terá que entregar outros modais para que a sua carga curte ao destino final.

 

O QUE DEVO FAZER?

 

Surpreendentemente se você sentiu o peso no seu bolso e agora já sabe que não é uma opção viável para o seu negócio realizar transportes aéreos, tenho uma ótima notícia pra você.

 

Que tal uma transportadora digital?

 

Desse modo, com uma transportadora digital você poderá ter uma relação custo-benefício muito mais em conta, agilidade e acessibilidade.

 

Benefícios de contratar uma transportadora digital:

 

  • Sistemas integrados e automatizados (menos processo manual);

 

  • Rápida, em tempo real;

 

  • Atuação preventiva e consultiva;

 

  • Contratação e gestão de autônomos digital / criação de frota virtual;

 

  • Cadeia de transportes monitorada e visível sistemicamente;

 

  • Equipe reduzida, mais eficiente e produtiva.

 

Portanto, espero que tenha percebido as inúmeras vantagens da contratação de uma transportadora digital para o seu negócio.

Deixe para utilizar a o transporte de cargas aéreas em um momento de urgência, ou caso prefira pode optar por sempre deixar os seus serviços com uma transportadora digital.

 

 

Acima de tudo, se mantenha informado de todas as novidades:

 

Facebook:https://www.facebook.com/uppertruckoficial/

 

Instagram: https://instagram.com/uppertruck?igshid=1t6pghxa0e0pn

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE