Home » Troca do caminhão: Quando saberei que está na hora?

Troca do caminhão: Quando saberei que está na hora?

Troca do caminhão: Quando saberei que está na hora?

As novas perspectivas que a troca de um caminhão pode trazer para o profissional da estrada são inúmeras, seja pensando no conforto e melhora no desempenho ou até mesmo para aproveitar novos recursos disponíveis no mercado, como as tecnologias embarcadas.

Mas você sabe a hora certa de trocar o seu veículo? Saber analisar a situação e concluir que é o momento certo é fundamental para que o negócio dê certo e o retorno seja satisfatório.

Pensando nisso, nós da Uppertruck preparamos um conteúdo especial sobre os sinais que indicam a necessidade da troca de caminhões e mostraremos um comparativo que vai ajudar você a escolher entre um novo e um usado. Para saber mais, continue a leitura!

Quais fatores observar?

Apesar de parecer uma decisão simples, optar pela troca de caminhões depende de vários fatores. Por isso, é importante levar em consideração o estado de conservação do veículo, pois sua degradação pode trazer prejuízos significativos.

Abaixo, separamos alguns indicadores que devem ser observados na hora de tomar essa decisão.

Problemas mecânicos

Caminhões mais antigos necessitam de uma atenção especial no que se refere à manutenção. Porém, se forem feitas com frequência, podem elevar o custo e acabar comprometendo os ganhos com as entregas. Isso ocorre, pois, a medida que o veículo vai sendo usado, a necessidade de reparo aumenta — sem contar as revisões periódicas programadas.

Outro ponto a se considerar é que esses caminhões, estando no fim de sua vida útil, não possibilitam um conserto definitivo, levando o dono a realizar reparos paliativos, que muita das vezes se tornam caros, devido aos gastos repetitivos para resolver o mesmo problema.

Baixa performance

Mesmo seguindo à risca todas as manutenções, a performance do veículo pode diminuir a medida que o tempo passa, trazendo instabilidade. A sensação de que o motor não vai suportar a exigência em diversos trechos mais difíceis é motivo de grande preocupação e desconforto para qualquer profissional da estrada.

Por esse tipo de problema ser menos recorrente em caminhões mais novos, a troca pode ser uma ótima decisão, pois reduzirá os gastos com manutenções e com caminhão parado para conserto — fora o desempenho superior que um veículo atualizado apresenta.

Necessidade de incluir novas tecnologias

Troca do caminhão: Quando saberei que está na hora?

Os benefícios que as novas tecnologias oferecem têm despertado o interesse dos caminhoneiros e gestores de frota. Além de aumentar a eficiência do serviço prestado, proporcionam mais segurança, conforto e praticidade na estrada.

As vantagens obtidas ao se trocar de caminhão são inúmeras, sendo algumas delas:

  • sistema de frenagem com alerta de colisão e transmissão sincronizada;
  • dispositivos integrados de rastreamento;
  • computadores de bordo e sistema de GPS;
  • tecnologias que reduzem a emissão de poluentes.

Alguns caminhões mais antigos não contam com esses suportes, sendo necessário um investimento que, muitas das vezes, não compensa. Isso pode pesar na hora de tomar a decisão de trocá-lo.

Alterações nos tipos de cargas

Troca do caminhão: Quando saberei que está na hora?

Outrossim, com o aumento da demanda, o profissional vê a necessidade de expandir os negócios e ampliar seu campo de atuação.

No caso dos caminhoneiros, ofertas maiores podem significar uma proposta de fretes mais pesados e volumosos, o que pode levar à necessidade de adquirir um novo veículo ou substituir os já existentes por outros que suportem esses pedidos.

Desse modo, agora que você já sabe identificar a hora certa para a troca de caminhões, ficou muito mais fácil executar essa tarefa com sucesso, obtendo o retorno esperado, não é mesmo? É importante atentar-se a todos os fatores apresentados para não correr o risco de sair no prejuízo futuramente.

 

Achou interessante e importante? Espero que sim, para o bem da saúde e do bem estar. Não perca as novidades em nossas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/uppertruck

Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + cinco =