O franchising é o sistema de distribuição mais bem concebido até o momento, em que os direitos de utilização da marca e da tecnologia de negócios da empresa franqueadora são cedidos por contrato, a terceiros (franqueados), de acordo com algumas condições, mas o que torna este modelo de negócios tão atrativo? Fizemos uma pequena lista de motivos para explicar o sucesso deste método.
Pronto para começar
Normalmente ao abrir um negócio você tem que tomar uma série de decisões e escolhas que demandam tempo e gastos mas quando você vira um franqueado você está pulando toda a parte do trabalho inicial como: escolher uma localização, negociar as permissões de funcionamento, contratar uma construtora que seja confiável e principalmente fazer tudo isso dentro do prazo e do orçamento, quando você compra uma franquia você está pagando pelo conjunto completo e vai receber ele pronto para começar.
Espaço otimizado
Imagine abrir um negócio do zero e gastar horas organizando cada peça no local de trabalho só para perceber, por exemplo, que a geladeira está longe demais das tomadas, quando você compra uma franquia você está comprando toda a experiência daquela marca e isso inclui testes extensivos sobre onde colocar cada coisa de modo que você ou seus funcionários possam se mover com maior eficiência e aproveitar o espaço completo.
Menores chances de falência
A franquia já tem um método de funcionamento testado e comprovado então se você apenas seguir o método que foi estabelecido e ficar sempre antenado nas mudanças que seu franqueador sugerir, então você está no caminho certo para fazer sucesso.
A imagem da marca
Parece óbvio pensar nisso mas é um fato que muitas pessoas não consideram na hora de decidir sobre abrir ou não uma franquia, você vai estar adquirindo mais do que um negócio, toda a confiança que vem com a marca vai estar atrelada a você, consumidores se sentem mais confortáveis em comprar de uma marca que eles já conhecem e confiam parceiros de negócios em trabalhar com marcas que eles sabem que tem uma história.
Melhor financiamento
Bancos costumam conceder empréstimos com maior facilidade a franqueados pois eles já tem um histórico bem embasado sobre como normalmente se desenvolve um negócio da marca em questão é portanto conseguem medir o risco com maior precisão, graças a isso não apenas o financiamento se torna mais provável como os juros costumam ser os menores do mercado.
Treinamento
A grande maioria dos franqueadores oferece de uma a Quatro semanas de programas de treinamento, normalmente esse trabalho é feito num local designado pela própria empresa podendo Inclusive ser em outra unidade franqueada, você vai ser treinado para administrar sua franquia exatamente da mesma forma que os outros franqueados e seus funcionários a executar cada tarefa com precisão, esse sistema elimina quase totalmente os erros comuns e torna o franqueado mais confiante em assumir o comando.
Suporte constante
Quando você abre uma franquia você não está navegando em águas desconhecidas e sozinho, você sempre vai poder pegar o telefone e tirar suas dúvidas com o franqueador ou até mesmo com outros franqueados, isso por si já é uma segurança que não é oferecida em nenhum outro ramo de atividade.
Marketing
Você não vai precisar se preocupar com isso ou contratar alguém para cuidar do assunto, o franqueador vai cuidar do marketing e das propagandas de modo geral, e se você quiser ter uma promoção ou evento próprio a empresa tem um guia de sugestões que você pode seguir com todos os detalhes de o que e como vender preparado previamente para que você apenas escolha sem perder tempo.
Território
Ao se tornar um franqueado você estará encarregado de uma determinada área na qual você está encarregado de fazer negócios e nenhum outro franqueador da mesma marca poderá funcionar dentro desta área, dessa forma independente do seu ramo de negócio o seus produtos serão exclusivos naquele lugar.
Várias unidades
Fazer parte do sistema de franquias vai fazer com que você sempre tenha mais oportunidades para crescer, uma vez que sua primeira unidade esteja crescendo de maneira satisfatória o próximo passo é se tornar um franqueado com múltiplas unidades ou até adquirir uma outra franquia de uma outra marca.
Proteção legal
Ao invés de se aventurar às cegas quando você compra uma franquia você está protegido por leis e regulamentos que definem como devem acontecer as transações envolvendo coisas como renovação ou encerramento do contrato com a marca, dessa forma o mercado trata com uma boa fé e cordialidade maior o recém franqueado.
Poder de compra
Um empresário que recém entrou no mundo dos negócios vai ter dificuldades em conseguir bons preços e fornecedores, mas, quando você é parte de uma franquia você tem um sistema que envolve um poder de compra muito maior, normalmente o franqueador vai ter fornecedores específicos com condições, preços e prazos que seriam impossíveis de conseguir de outra forma.
Adaptação rápida
Abrir uma empresa do zero exige ano de estudo de mercado e um conhecimento da área que não tem como se adquirir sem muito esforço e dedicação, quando você é um franqueado você tem acesso aos anos de conhecimentos acumulados por todos envolvidos com a marca deixando você com a tarefa mais simples de apenas administrar o negócio enquanto o franqueador cuida dos detalhes mais relacionados ao mercado como inovações e marketing.
Agora que você já sabe do que se trata e aprendeu boas razões para entrar no mundo dos negócios com baixos riscos e grandes facilidades, seja como franqueado ou franqueador, não perca mais o seu tempo tentando criar um mar do zero, apenas entre na onda e comece a surfar no que já existe, faça suas contas, olhe em volta pelo local ideal e quando abra sua franquia, trabalhe para si mesmo e cresça junto com os outros franqueados que estão sempre prontos para te ajudar.
Você sabia que a Uppertruck Freights está revolucionando o setor de transportes com um sistema inovador de franquias e micro-franquias? Clique aqui e saiba mais.