08/03/2018
Pavimentação de trecho da BR-242 de Tocantins foi entregue nesta sexta-feira (16)
20/03/2018

Uber suspende o teste de caminhão autônomo após a morte de pedestre

A Uber Freight está suspendendo temporariamente suas operações de veículos autônomos – incluindo caminhões – na sequência de um acidente com um de seus carros autônomos que resultou em uma fatalidade, a empresa confirmou o 19 de março.

O acidente ocorreu no dia 18 de março em Tempe, Arizona, quando um veículo Volvo de passageiros foi conduzido de forma autônoma e matou uma mulher em um cruzamento.

Acredita-se que seja a primeira fatalidade da rodovia que envolve um pedestre atingido por um veículo autônomo em uma via pública.

Desde novembro de 2017, Uber vem enviando caminhões autônomos em corridas de entrega no Arizona com um motorista licenciado no táxi.

Em setembro passado, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou facilmente a legislação que estabelece o quadro regulamentar para o teste e o uso generalizado de carros e caminhões autônomos. Mas uma legislação similar está paralisada no Senado dos EUA.

“Não teremos todos os fatos até que as investigações relevantes estejam completas, mas essa tragédia ressalta a necessidade de adotar leis e políticas adaptadas para veículos autônomos”, disse o senador John Thune (RS.D.) em uma declaração obtida por Tópicos de transporte. “O Congresso deve atuar para atualizar as regras, fabricação direta para atender aos requisitos de segurança e aprimorar a experiência técnica dos reguladores”.

A mulher de 49 anos, Elaine Herzberg, estava atravessando a estrada fora de um cruzamento quando o veículo de Uber operando em modo autônomo sob a supervisão de um motorista de segurança humana a atingiu, de acordo com o Departamento de Polícia de Tempe.

Ela foi transferida para um hospital local onde morreu de seus ferimentos. “Uber está ajudando e isso ainda é uma investigação ativa”, disse Liliana Duran, porta-voz da polícia de Tempe, em uma declaração por e-mail.

Como muitos carros de auto-condução começaram a viajar na via pública em programas-piloto em todo o mundo, a chance de uma morte de pedestres tornou-se mais provável. Os especialistas há muito preocupados com o impacto que os acidentes mortais poderiam ter na indústria emergente.

Veículos Autônomos no Brasil

Que essa tecnologia inovadora é uma realidade presente no mundo, é fato.

Algumas Startups já se mobilizam e estruturam seus departamentos operacionais a fim de deixarem os modelos convencionais e utilizarem veículos autônomos para a condução de cargas.

Ainda há muitas controvérsias acerca da aceitabilidade face inúmeras implicações nas esferas econômicas, legais e sociais, desde regulamentações municipais e estaduais, como nível de estrutura das rodovias e vias como também o impacto social como desemprego de caminhoneiros autônomos.

Receber essa oportunidade inovadora é indiscutível, mas os impasses ainda são culturais e resultam em muitas discussões.

Fonte: Bloomberg, Redação Uppertruck.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE