O CRESCIMENTO DOS BANCOS DIGITAIS E OS PRINCIPAIS RISCOS QUE OS MESMOS OFERECEM FRENTE AO ATUAL SISTEMA TRADICIONAL
17/10/2019
Chegue antes da concorrência – E-book gratuito
27/10/2019

COMO VEÍCULOS UTILITÁRIOS PODEM SER A SALVAÇÃO DOS GRANDES CENTROS URBANOS.

Renault Master Minibus L3H2. Curitiba, 27/06/2011./ Foto: Rodolfo BUHRER / La Imagem / Renault

Muito se fala em veículos utilitários, mas o que realmente são estes veículos? O termo utilitário é específico em descrever um automóvel ou qualquer outro tipo com capacidade para levar cargas e pessoas ao mesmo tempo. Mas, nos últimos anos, acabou virando um termo generalizado ao ser usado pelo mercado para identificar os chamados utilitários esportivos.

 

 

O QUE SÃO VEÍCULOS UTILITÁRIOS?

Os Veículos utilitários seguem o propósito de sua designação, embora uma parte jamais seja de fato usada para fins comerciais. Ou seja, sua configuração interna permite não só o transporte de cargas e encomendas, bem como o de pessoas. Basta lembrarmos como a saudosa Volkswagen Kombi era vendida.

 

Mesmo na versão de passageiros, os bancos podiam ser retirados para que se abrisse espaço para cargas. Essa reversão na configuração ampliava a versatilidade do veículo, que assim era completamente um utilitário, embora com foco especificamente comercial. As picapes também são utilitários, assim como vans, multivans e caminhões leves.

 

No caso dos SUVs, atualmente o mercado considera qualquer carro que tenham ângulos específicos de entrada e saída, assim como altura livre do solo, não importando se sejam automóveis de passeio disfarçados ou mesmo veículos derivados de projetos comerciais, como aqueles que usam chassi de longarinas em U sob a carroceria.

 

POR QUE ELES SÃO A SALVAÇÃO DOS CENTROS URBANOS?

Otimizar a logística da sua empresa proporciona uma série de ganhos que vão desde a economia financeira até o maior alcance de consumidores, passando pela melhor gestão de frotas. Ter somente um tipo de frota pode fazer com que o seu negócio fique limitado. Em tempos de crise, o melhor é saber se adaptar.

 

Assim como os caminhões têm as suas vantagens em relação ao maior volume de transporte de carga, os veículos utilitários leves apresentam uma série de benefícios para a logística da sua empresa. Continue acompanhando e confira quais são eles!

 

TAMANHO IDEAL PARA AS GRANDES CIDADES

 

Por ser menor do que um caminhão, o veículo utilitário torna-se perfeito para realizar os serviços dentro das cidades. Cidades grandes, como São Paulo, adotam uma série de medidas que restringem o uso de veículos maiores em determinadas faixas de horários. Em compensação, os utilitários, por serem menores e ocuparem menos espaço nas ruas e avenidas, tornam-se a solução. Além disso, são mais fáceis para manobrar e estacionar.

 

EXCELENTES PARA TRANSPORTAR EQUIPES E MATERIAIS

 

As empresas que precisam deslocar os seus funcionários e os respectivos equipamentos para visitas na cidade, necessitam de um veículo com uma boa capacidade de armazenamento para transporte. Os utilitários conseguem suprir essa demanda, permitindo o transporte até mesmo de equipamentos maiores e mais complexos, juntamente com a equipe que vai operá-los.

 

VIAGENS MAIS CONFORTÁVEIS E COM TODO O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

 

Em diversos tipos de trajetos, o veículo utilitário torna-se um grande aliado para a empresa e os seus funcionários. Além do conforto que oferece, possui autonomia suficiente para encarar as distâncias e, mesmo assim, oferecer rapidez. Por serem menores do que os caminhões e as caminhonetes, os utilitários são mais velozes e conseguem cumprir mais rotas, sendo por isso mais eficazes.

 

Ideais para todos os tipos de condições

Dependendo de onde esteja localizado o seu negócio, o veículo utilitário consegue se adaptar rapidamente à sua realidade. Anteriormente falamos sobre as cidades grandes, mas o utilitário também é muito eficiente em cidades menores e no interior, por exemplo, onde por vezes os clientes estão mais afastados, e existe a necessidade de se ter um veículo com tração nas quatro rodas e que aguente transportar o que for necessário.

 

Esses aspectos você pode encontrar em um automóvel utilitário. Basta pesquisar pelo modelo e as características para definir qual se encaixa melhor no perfil da sua empresa.

 

MAIS OPÇÕES DE ROTAS

Por serem menores, os veículos utilitários oferecem ao gestor de frotas uma maior gama de opções de rotas. Pequenas ruas, vielas e passagens tornam-se parte do roteiro para fugir do trânsito e alcançar mais clientes. Clique aqui e saiba mais sobre o planejamento de rotas.

 

 

CENÁRIO BRASILEIRO

Os males causados ao ser humano, ao meio ambiente e à economia pelo grande volume de veículos nas ruas dos grandes centros são conhecidos e discutidos há anos. Apesar dos investimentos para melhorar essa situação, os altos índices de congestionamento ainda persistem e afetam significativamente a mobilidade urbana.

 

No Brasil, mais de 100 municípios já tiveram que tomar medidas de restrição de circulação de veículos em áreas e horários determinados para amenizar os problemas causados pelo trânsito. Providências como essas afetam as empresas de transporte de carga, principalmente o trajeto conhecido como last mile – percurso final entre os centros de distribuição e o endereço de entrega. E, apesar de necessárias, essas restrições podem gerar um custo adicional para o transporte de mercadorias.

 

A saída para esse tipo de situação passa por um planejamento integrado que inclui gestão eficiente da frota, entendimento do negócio e das necessidades do cliente e flexibilidade para se adequar às novas regras preservando a saúde financeira da empresa.

 

 

SISTEMA DE INTELIGÊNCIA UPPERTRUCK DE OPERAÇÕES E AS OPORTUNIDADES PARA ESTES VEÍCULOS

A Uppertruck dispõe de um sistema de inteligência que possibilita ao ecossistema de transportes de cargas a criação de um elo direto, sem nenhum tipo de intermediação entre o embarcador de uma carga configurado por uma INDÚSTRIA (empresa de material de construção civil, engenharia, distribuidor de materiais e etc) e obviamente um TRANSPORTADOR. Uma vez que a Uppertruck trabalha sempre com transportadores autônomos.

 

O sistema que utilizamos para a criação dessa ligação é o machine learning, um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, sendo que por meio desse sistema um simples caminhão é capaz de rodar menos para a obtenção de uma carga para complementar o seu faturamento.

 

Para que você possa entender melhor suponhamos que existe uma grande empresa que solicitou uma enorme quantidade de produtos em uma carga X. Porém, na mesma rota existe uma empresa menor que deseja apenas 5 quantidades desse mesmo produto.

 

Por meio do sistema da Uppertruck será possível que você, dono de um veículo utilitário que tem disponibilidade e espaço disponível seja encontrado e possa levar até o destino final essa carga.

 

Principal vantagem desse processo:

 

— Para o embarcador:

 

  • Menos tempo com processo de contação de cargas;
  • Perde menos tempo com a sua carga parada;
  • Ganho de autonomia de estoque;
  • Mais credibilidade no mercado ao qual está inserido.

 

— Para o caminhoneiro:

 

  • Menor poluição do meio ambiente;
  • Maior oportunidade de renda;
  • Complemento de rendimento;
  • Diminuição da grande massa de aglomeração no trânsito em um determinado local;
  • Aumento da eficiência de veículos que estão na mesma rota;
  • Segurança, uma vez que estará sendo contratado por uma empresa que oferece uma série de benefícios (seguro de vida, gerenciamento de riscos, e etc)
  • Garantia de recebimento do valor do frete à vista

 

TRANSPORTADORAS

Outra medida eficiente que as transportadoras podem tomar para melhorar a mobilidade urbana está relacionada à localização dos seus centros de distribuição. Um estudo cuidadoso de rotas pode indicar onde seriam os melhores pontos para a instalação das estações.

 

A abertura de uma filial do serviço internacional da FedEx no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, há cerca de 3 anos, e a transferência de algumas rotas, que estavam baseadas na Lapa, para o novo endereço fez com a empresa passasse a percorrer 950 km a menos por dia.

 

 

Gostou de todas essas informações contidas nesse artigo? Que tal compartilhar todas as novidades em nossas redes sociais?

 

 

Instagram:https://instagram.com/uppertruck

 

Página oficial do Facebook:https://www.facebook.com/uppertruck/

 

 

 

 

 

1 Comentário

  1. […] Leia também: COMO VEÍCULOS UTILITÁRIOS PODEM SER A SALVAÇÃO DOS GRANDES CENTROS URBANOS. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE