Home » Visando uma maior flexibilidade para caminhoneiros Projeto de lei visa facilitar compra de caminhões novos

Visando uma maior flexibilidade para caminhoneiros Projeto de lei visa facilitar compra de caminhões novos

Visando uma maior flexibilidade para caminhoneiros Projeto de lei visa facilitar compra de caminhões novos
Compartilhe em suas redes sociais!

O projeto de lei 4841/2020, do Deputado Federal Chiquinho Brazão (AVANTE/RJ), pretende facilitar a troca e compra de caminhões novos para caminhoneiros autônomos, reduzindo tributos que aumentam consideravelmente o custo de um veículo novo.

O projeto prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, e também do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, para compra de caminhões com mais de 5 toneladas de PBT, por transportadores autônomos de cargas devidamente registrados no RNTRC. O veículo também deverá ser utilizado exclusivamente para transporte de cargas pelo autônomo.

Caminhão comprado não poderá ser revendido em menos de dois anos

O caminhão comprado com a isenção também não poderá ser revendido antes de dois anos, e o autônomo só terá direito à adquirir um veículo novo isento de IPI e IOF também somente após o prazo de dois anos, exceto se o primeiro caminhão tiver sido roubado, furtado ou acidentado com perda total.

Para o Deputado Federal Chiquinho Brazão, além de facilitar a substituição da frota de caminhões mais antigos, o projeto pode baratear os fretes, graças ao aumento da eficiência logística, e também aquecer a economia brasileira.

Caminhoneiros autônomos comemoram

Hoje a isenção de IPI e IOF é dada para taxistas e pessoas com deficiências, e pode gerar uma redução de valor considerável para os caminhoneiros autônomos.

O projeto foi apresentado ontem na Câmara dos Deputados, e não tem prazo para ser analisado. Para mais detalhes clique aqui.

2 comentários em “Visando uma maior flexibilidade para caminhoneiros Projeto de lei visa facilitar compra de caminhões novos”

  1. Pingback: Motorista morre em Araras após caminhão tombar na Rodovia Anhanguera - Transporte, consolidação e otimização de cargas

  2. Pingback: Corpo de motorista de caminhão que caiu de ponte em obras é encontrado em meio aos destroços em MT - Transporte, consolidação e otimização de cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 17 =